Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Pronta para a batalha

Ao ser lançado pré-candidato a prefeito, João Azevedo foi definido como o técnico capaz de uma gestão revolucionária em João Pessoa. Em plenária no Cabo Branco, Ricardo Coutinho afirmou: “Essa cidade já começa a tremer porque os girassóis estão voltando”. Seu escolhido não vingou. Cida Ramos, a nova aposta do PSB, é apresentada como a “mulher de cumprir o que diz”, como destacou o governador.

Os conceitos dos dois são bem diferentes. O de João Azevedo representava o desafio da competência. A percepção do de Cida é de que seria contraponto ao opositor, o prefeito Luciano Cartaxo, que na narrativa do PSB, não realizou o que prometeu na campanha de 2012.

Em declarações no lançamento da nova candidata, Ricardo Coutinho deixou entender que a substituição não decorreu de erro estratégico na escolha de João Azevedo, mas pelas mudança ocorridas na conjuntura nacional e suas repercussões na Paraíba.

Explicou que vem aí um novo governo, e que em razão de sua posição política – tem sido fervoroso defensor da presidente Dilma – trabalha com a perspectiva de que “isso vai nos impor uma condição de olhar para o governo do Estado e preservá-lo”. Como João ocupa pasta que é “a locomotiva do estado”, responsável por Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência, Tecnolgia e Meio Ambiente, vai ficar onde está.

Se João Azevedo tivesse aparecido bem posicionado em alguma pesquisa, era mais fácil de acreditar. Aliás, se tivesse conseguido tirar Luciano Cartaxo do objetivo de adiar o debate eleitoral, teria marcado pontos. Mas, suas críticas foram astutamente ignoradas. Prevalece o entendimento de que saiu porque não decolou.

O palco agora é de Maria Aparecida Ramos, ou simplesmente Cida, que não deve ser subestimada. Vítima de paralisia infantil aos três anos de idade, não deixou que as dificuldades de locomoção impedissem a realização de seus sonhos. Formou-se Assistente Social, tem mestrado e doutorado, é professora da UFPB e secretária de Recursos Humanos do Estado. Militou no movimento estudantil, foi dirigente da Aduf-PB, filiou-se ao PCdoB e agora vai para as ruas pelo PSB.

Cida já escolheu as armas contra Cartaxo: vai focar o debate em cidadania, desenvolvimento e mobilidade. Está entusiasmada com o novo desafio e isso faz diferença.

Torpedo

“Diziam que o melhor nome era o de João Azevêdo para representar o projeto. E se o melhor nome não segurou o projeto, o problema está nesse projeto, que pelo jeito só se viabiliza quando o próprio candidato é o governador”.

Do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), para quem a substituição de candidato mostra que projeto do PSB está “esgotado”.

Investigação

A PGR pediu ao STF para investigar Aécio Neves (PSDB), os deputados Marco Maia e Eduardo Cunha e os ministros Edinho Silva (comunicação) e Vital do Rêgo (TCU), citados por Delcídio do Amaral em delação premiada.

Investigação 2

Aécio disse que as investigações irão demonstrar que o senador e ex-líder do governo Dilma mentiu. O mesmo afirmou o petista Marco Maia. Vital declarou está à disposição das instituições para qualquer esclarecimento.

RM no PMDB

O presidente estadual do PMDB, senador José Maranhão anunciou para segunda-feira, às 10h, na sede central do partido, a filiação do ex-presidente da Assembleia e do PEN na Paraíba, deputado Ricardo Marcelo.

Crise hídrica

Proposta por Nelson Gomes Filho, a Câmara de Campina aprovou Frente em defesa da conclusão da Transposicão. Ele alerta para a situação crítica de Boqueirão, que abastece a cidade e tem apenas 10% de seu volume.

Zigue-Zague

O governo Dilma elevou, ontem, o IOF sobre compra de moedas estrangeiras em espécie em 189,47%. De 0,38% para 1,1%. No cartão de crédito continua 6,38%.

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira (MP do TCU) detalhou, na Comissão de Impeachment, os crimes de responsabilidade de Dilma. Calou os petistas.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.