Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Psicoterapia em grupo: benefícios e indicações

Especialista do Unipê explica como abordagem tem sido feita na pandemia da Covid-19

A psicoterapia em grupo traz a possibilidade de trabalhar questões diversas, como as relacionadas à saúde. E nos últimos anos essa modalidade de atendimento psicológico tem crescido e sido interesse de estudiosos que buscam entender e promover uma melhor qualidade de vida e saúde para as pessoas. Mas quais são seus benefícios?

O desenvolvimento das habilidades sociais e o encontro de um lugar acolhedor, onde a presença de outros membros pode proporcionar uma sensação de alívio em saber que compartilhar com outras pessoas angústias, problemas e sofrimentos. “É um ambiente que pode, assim como na psicoterapia individual, facilitar o processo de autoconhecimento”, coloca a psicóloga e Profa. Ma. Ana Sandra Fernandes, do curso de Psicologia do Unipê.

Para Ana, essa modalidade de atendimento costuma, de maneira geral, ser bastante rica. A psicoterapia em grupo oferece oportunidades para ampliar o autoconhecimento, o crescimento pessoal e a assertividade nas relações. “É possível trabalhar diferentes aspectos da vida e do desenvolvimento humano, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da sua qualidade de vida”, garante.

No entanto, a psicoterapia em grupo é contraindicada em casos em que sejam necessárias uma atenção maior para o paciente, como aqueles em estados depressivos graves e que apresentam risco de suicídio, conta a psicóloga.

E à essa modalidade pode se complementar outras terapias. “O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo, de forma que durante o processo de terapia outras possibilidades de intervenção tais como terapia individual, a prática de atividades físicas e demais possibilidades de intervenção podem contribuir na promoção do bem-estar biopsicossocial”, diz Ana.

Psicoterapias durante a pandemia

Desde 2018, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) autoriza a Prestação de Serviços Psicológicos por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com a pandemia da Covid-19, várias modalidades de atendimentos e serviços prestados presencialmente pelos psicólogos, incluindo as psicoterapias individuais e grupais, foram adaptadas para serem realizadas por meio das TICs.

“Conversar em grupo e ouvir outras histórias, compartilhar experiências e angústias podem ser um caminho de se entender e amenizar na medida do possível esse grave momento de crise que enfrentamos em decorrência da pandemia”, reforça Ana.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.