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Usuários relatam falhas em sistemas do Detran e da Sefaz-PB

Com as medidas de prevenção ao novo coronavírus e suspensão de expediente presencial, muitos serviços públicos passaram a ser realizados pela internet. No entanto, nem todos são eficientes. Os portais do Detran-PB e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) têm sido alvo de muitas reclamações.

A trabalhadora autônoma Jandira Lemos enfrentou problemas ao acessar o aplicativo para emitir a atualização do documento de licenciamento. Ao Portal Correio, ela contou que foram necessárias várias tentativas e nem o contato com o atendimento por rede social solucionou a questão.

“Cheguei a acionar o Detran pelo Instagram e me falaram que no dia seguinte o aplicativo estaria atualizado, mas isso não aconteceu. Foram necessárias inúmeras tentativas, de 27 de abril a 3 de maio, para que eu conseguisse ter acesso ao documento”, disse Jandira, que agora se preocupa com outro possível problema. “A carteira de habilitação da minha filha venceu e não sabemos como será o procedimento de renovação. Nada fica claro”, reclamou.

Outra usuária, que preferiu não ser identificada, enfrentou problemas no site. “Eu precisava emitir a segunda via dos boletos de licenciamento e IPVA, mas o site não gerava o documento. Eu preenchia os dados, mas o procedimento não avançava de etapa”, relatou. No caso dela, o tempo de espera foi mais curto: no dia seguinte conseguiu os boletos.

Reclamações são frequentes também entre os comentários de matérias publicadas no Portal Correio e também em redes sociais. As queixas vão desde a falta de clareza das informações divulgadas nos canais digitais do Detran-PB até a impossibilidade de pagar boletos.

O que diz o Detran

O gerente da Assessoria Técnica em Processamento de Dados do Detran, João Holanda, avaliou que a página do órgão na internet opera de maneira eficiente. “Só em abril, contabilizamos 40 mil emissões de licenciamento. Se houve algum problema no site, não seria possível atingir um número tão alto”, alegou.

O aplicativo, no entanto, foi retirado do ar por estar desatualizado e incompatível com as necessidades atuais. A ferramenta foi criada em 2014 e possuía poucas funcionalidades. O Detran está em negociação com a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) para criar um novo aplicativo. Quem tiver dúvidas sobre serviços do Detran-PB pode entrar em contato diretamente com um funcionário pelo telefone 98845-2122, disponível apenas para mensagens via WhatsApp.

Conforme João Holanda, fatores externos acabam gerando dificuldades na hora de emitir o licenciamento. “Muitas vezes o problema está no browser [navegador da internet] do usuário. Orientamos que fiquem atentos a essa questão”. Para ele, a origem do problema pode estar também em pendências do próprio usuário. “Já recebemos queixas que, na realidade, não existiriam se os usuários estivessem em dia com IPVA e multas. Se houver alguma pendência de pagamento, o sistema não atualiza e a pessoa não consegue ter acesso ao documento”, explicou o gerente, acrescentando que a atualização do sistema ocorre 24 horas após a quitação do boleto.

Quanto aos problemas na emissão dos boletos de IPVA, João Holanda explicou que o site do Detran apenas direciona o usuário para um link da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Em nota, a Sefaz classificou os problemas na emissão de boleto como “pontuais” e disse que ele pode ser resolvido por e-mail. Na mensagem, deve conter número do CPF do proprietário e a placa do veículo. Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) esclarece que todo e qualquer problema pontual na emissão ou no pagamento de boleto do IPVA está sendo solucionado via e-mail [email protected], durante 24 horas do dia.

Como o atendimento ao público de forma presencial está suspenso, nesse período da pandemia, e as repartições fiscais continuam fechadas, o contribuinte precisa enviar um e-mail em qualquer hora do dia relatando o problema que será devidamente atendido com a solução do problema.

Para tanto, além de relatar o problema, ele precisa enviar apenas o Número do CPF e a Placa do Veículo do Proprietário.

Em seguida, enviar para [email protected]

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