Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Reeleição: Culpada!

De acordo com o senador Cristovam Buarque, o erro de tudo – desse processo de decadência, fundo do poço, seja que nome for dado à situação pela qual passa o Brasil – começou com o instituto da reeleição, implantado no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Se o senador me concede um aparte, diria que a reeleição não seria a causa de tudo, porém de boa parte. Não nos esqueçamos que a reeleição foi aprovada pelo Congresso, portanto, houve uma compactuação. Chegou a ser questionada, mas nunca passou do verbo ou das gavetas.

A reeleição transforma sim o eleito em candidato a partir do momento em que este assume o mandato, o que é muito ruim, administrativamente falando. Ou seja, se assume um cargo já se pensando nos quatros anos à frente e como pretenso candidato. Uma desistência dentro do mandato ou de uma pretensa reeleição é coisa rara de se ver.

A reeleição abre margem para tudo, inclusive, empurrar a sujeira para debaixo do tapete, nesse caso corrupção, fraudes e irregularidades que muitos jamais pensariam que existissem ou que pessoas fossem capazes de tanta audácia e planejamento.

Se a presidente Dilma Rousseff é culpada de fato e de direito, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal decidirão, mas dizer que não sabia o que estava acontecendo “dentro de casa”, não convence.

Vingança?

Derrotado para governador em 2010 depois de esperar apoio explicito de Lula e Dima, que não veio, José Maranhão ficou no ostracismo e ainda amargou outra derrota em 2012, para prefeito. Especulou-se que seria contemplado com um ministério pelo governo petista. Tal cargo nunca veio. Mas a vingança veio ontem, com pedido de desculpas à Paraíba por ter votado na petista.

Questão…

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) abriu uma questão de ordem, no início da sessão, para que houvesse uma suspensão dos trabalhos até o STF julgar o pedido da AGU para anular o processo.

…de ordem

“Tem sido uma prática reiterada da defesa, a tentativa de obstruir a realização desse julgamento histórico”, contradisse o tucano Cássio Cunha Lima.

Paciência

O senador Renan Calheiros, com toda a paciência do mundo e ainda ironizado por Ronaldo Caiado, que disse estar com saudades de Raimundo Lira, negou todas as questões.

‘Coveiros’

Frase mais emblemática da sessão de ontem: “O PSDB e o senhor Aécio Neves entram na história como os coveiros da democracia”. Da senadora Fátima Bezerra.

Palestra

O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, será um dos palestrantes do 1º Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste, que acontece no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. Gilberto falará sobre os desafios para o financiamento e prestações de contas de campanhas eleitorais, hoje, às 14h.

Calo de Cida

Cartaxistas miram, via internet, o que consideram o calo de Cida em João Pessoa: sua ideologia marxista. Mas, a pré-candidata socialista responde com argumento de “uma cidade igualitária”.

Mais ou menos

Coisas da política de João Pessoa. Ao ser indagado se seria contra ou a favor do impeachment de Dilma, o vereador Santino respondeu, gesticulando: “Mais ou menos”.

Situação de risco

A Primeira Câmara Cível do TJPB, manteve a sentença obtida pelo Ministério Público estadual, que determina que João Pessoa amplie as políticas públicas para a crianças e adolescentes.

Profecia

Um Bolsonaro mais civilizado, o ex-presidente da CMJP Professor Paiva comemora ‘profecia’: o fim da Era PT e desgaste de alguns políticos locais.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.