Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Serviço gratuito de diagnóstico mamário da PB é inaugurado nesta sexta, em JP

Será inaugurado nesta sexta-feira (26), às 10h, o Serviço de Diagnóstico Mamário da Paraíba, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), no Centro de João Pessoa. O novo serviço é gratuito e se enquadra no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo perfil de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O mamógrafo adquirido para a realização dos serviços de diagnóstico mamário é totalmente digital, de tecnologia avançada em definição da imagem mamográfica – o único deste tipo na Rede de Assistência da Paraíba. “O Serviço de Diagnóstico Mamário será um diferencial importante para o Estado. A mulher fará, em um mesmo lugar, sua consulta especializada (com mastologista), sua mamografia e a ultrassonografia mamária”, informou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

As pacientes poderão realizar os procedimentos necessários para o diagnóstico precoce do câncer de mama (punção aspirativa/core biopsy) e encaminhar para o Laboratório de Patologia/Citopatologia, também no CEDC, o material para ser analisado. “Isso tudo reduz sobremaneira o percurso diagnóstico e terapêutico da mulher dentro da Rede SUS. Estamos muito felizes porque com a implantação do Serviço de Diagnóstico Mamário nós poderemos triplicar a oferta de serviços à população paraibana no que se refere à saúde mamária”, comemorou Roseane.

O mamógrafo foi adquirido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), através de recursos oriundos de convênio com o governo federal (R$ 975 mil) e, para a adequação dos espaços do CEDC, foram investidos R$100 mil em recursos estaduais. “A intenção é que, inicialmente, o Serviço de Diagnóstico Mamário oferte à população paraibana cerca de 600 mamografias de rastreamento por mês”, adiantou a diretora geral.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.