Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Sinais pra 2016

Em 2012, o eleitor pautou o debate da eleição municipal em dois pontos principais de incômodo da vida nossa de cada dia. Primeiro, a mobilidade urbana, vetor de críticas de uma população cada vez mais dependente do automóvel para se locomover, mas obrigada a driblar longos engarrafamentos.

Segundo: em que pese ser um problema da alçada estadual, a segurança ganhou corpo nas discussões, nos guias eleitorais e até nos debates entre os candidatos. Não por acaso, postulantes se comprometeram com o tema. Aqui em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo criou uma pasta específica, como prometera em campanha.

Passados dois anos, a eleição de 2014, para o governo, continuou pautando a segurança. Novidade? Os serviços públicos ganharam olhar especial após as grandes manifestações de junho de 2013, quando a sociedade foi às ruas exigir melhor qualidade da contrapartida do poder público ao cidadão.

Nesse ano intermediário de 2015, o governo até tentou empinar a Educação como lema, mas o tema corrupção roubou (sem trocadilhos) a cena na vida pública brasileira. O escândalo da Petrobrás, além de arrepios ao contribuinte pagador de seus impostos, reacendeu o debate ético no País. O povo, mais uma vez, ocupou as praças.

É possível que os desvios permaneçam na ordem do dia do Congresso, do Judiciário e da imprensa. Muito recente, a corrupção na nossa maior estatal ainda renderá muito. A oposição continuará tirando a lasca que está ao seu alcance e as investigações – da CPI e da Justiça – ameaçam trazer novos elementos.

Sendo assim, candidatos a cargos eletivos em 2016 devem ser preparar para encontrar um eleitorado mais desconfiado do que nunca. A crise de representação só se aprofunda e levará grande parte do eleitor a ser mais exigente e se inclinar a deixar de lado as figuras carimbadas da política. Perfis novos que inspirem confiança podem encontrar um público disposto a pagar pra ver.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.