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Telefonia, água, luz e bancos lideram queixas no Procon-JP

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor registrou 1.037 atendimentos até o dia 15 de janeiro de 2019, já ultrapassando o mês de janeiro inteiro do ano passado. Os serviços de telefonia, água, luz e bancos são os campeões de reclamação, com a empresa de telefonia Oi liderando o ranking das 10 mais, com 115 reclamações, 11,09% do total.

O consumidor José Paulino, 68, morador do bairro Colinas do Sul, é um dos mil consumidores que esteve no Procon-JP neste mês de janeiro. Ele tomou a decisão de procurar o órgão de defesa do consumidor pessoense porque não ‘aguentava mais ser enrolado’. “Comprei um guarda-roupa e dois travesseiros no dia 18 de novembro de 2018 e até hoje não recebi o produto. Já liguei muitas vezes para a loja e nada de minhas coisas chegarem”, afirmou.

Mesmo sem receber o guarda-roupa e os travesseiros, o aposentado já pagou duas parcelas do produto. “Esta semana consegui falar com o gerente da loja que me deu o número do telefone da pessoa que ia resolver a questão, mas, quem atende não tem nada a ver com a loja”, disse José Paulino, acrescentando que perdeu a paciência e decidiu colocar o problema nas mãos do Procon-JP através da formulação da queixa.

Desrespeito

O aposentado desabafou: “Agora não quero mais o que comprei. Quero o cancelamento da compra e meu dinheiro de volta. Essas lojas pensam que podem desrespeitar a gente e ficar por isso mesmo. A moça do Procon-JP  que me atendeu já me disse que a lei está do meu lado e que o problema será resolvido”, disse.

Resolução

O secretário Helton Renê confirma que José Paulino, dadas as circunstâncias, tem todo direito de desistir da compra e pedir o ressarcimento do que já pagou. “Foram dois meses de espera e tentativas frustradas. O aposentado tem mais que motivos para estar irritado. Como a audiência de conciliação já está marcada para o dia 18 de fevereiro próximo, ele, logo, logo, vai ter o problema totalmente resolvido”, explica.

É comum

O secretário informa que o grande movimento no SAC do Procon-JP neste mês de janeiro é comum. “Sabemos que o movimento em nosso SAC cresce muito no mês de janeiro e após datas comemorativas como o Dia das Mães e de grandes promoções como o Black Friday. Mas, este ano, cresceu muito, com os números destes primeiros dias do ano já ultrapassando o mês inteiro de janeiro de 2018”, frisou.

Helton Renê acrescenta que “muitas pessoas que vêm aqui, atualmente, dizem que viram a informação do Procon-JP na mídia dando conta dos direitos do consumidor. São nossas campanhas educativas surtindo efeito e transformando o consumidor em cidadão consciente. Por isso, vamos continuar investindo na divulgação das leis consumeristas durante todo este ano de 2019”.

Mais reclamadas

As outras nove empresas mais reclamadas nestes primeiros 15 dias do ano no SAC do Procon-JP são a Energisa (60), a Cagepa (57), a Claro S.A (38), a Tim Nordeste (35), a Caixa Econômica Federal (31), Vivo (22), o Bradesco Card (20), Banco PAN (16), e o Itau Card (15) que, juntas, são responsáveis por 30% do total de atendimentos.

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