Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Trilha Cultural vai capacitar 200 educadores em Campina Grande

Mais de 200 educadores da Rede Municipal de Campina Grande serão capacitados para promover a cultura enquanto ferramenta pedagógica. A capacitação será desenvolvida através do projeto “Trilha Cultural”, lançado nesta terça-feira, 26 de agosto, no teatro Municipal Severino Cabral. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande e o Instituto Alpargatas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A meta da capacitação é ampliar o Programa “Educação pela Cultura” para todas as 125 escolas da rede municipal, conforme informou a secretária Iolanda Barbosa. “Já desenvolvemos o programa com êxito em duas escolas e com a trilha cultural iremos formar multiplicadores em cada escola para, gradativamente, atingir toda a rede, com sua diversidade e pluralidade”, garantiu Iolanda. Já participam do projeto as escolas Maria Salomé, no distrito de São José da Mata, e Leonardo Viturino, no Pedregal

O diretor-executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, destacou que o foco do programa será a cultura afro-brasileira. “A gente resgata toda a história da cultura afro-brasileira, tratando da musicalidade, da dança e da capoeira. O projeto é interdisciplinar, a criança vai estudar a história, a geografia, a culinária e outros saberes através da cultura em um trabalhado articulado para que o acesso educacional possa acontecer junto e misturado”, explica.

Lançamento

A solenidade começou com a apresentação de grupos de capoeira das escolas onde o programa “Educação pela Cultura” já está sendo realizado. Aconteceu ainda a palestra do educador e consultor Reinaldo Bulgarelli, que falou sobre diversidade, cultura de paz e educação inclusiva. “Temos de perceber que a diversidade é uma característica da vida. Esse programa valoriza a diversidade com uma ação concreta”, avaliou Bulgarelli.

Oficinas

Serão oferecidas seis oficinas no projeto Trilha Cultural, divididas entre os temas: “Cultura Popular e Interdisciplinaridade”, “História da Cultura Afro-brasileira”, “Pedagogia dos Projetos”, “Elaboração de projetos didáticos”, “Música e dança da cultura popular brasileira” e, por fim, “Brincadeiras populares e interdisciplinaridade”. Participam professores, gestores e técnicos das escolas municipais.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.