Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Urnas quebradas e biometria provocam lentid?o e longas filas; TRE-PB explica

Estreantes no sistema de votação da biometria, os eleitores de João Pessoa enfrentaram filas em frentes das seções eleitorais em vários bairros da capital paraibana. Desde as primeiras horas deste domingo (5) os locais de votação registram um número significado de pessoas. Não houve registro de tumultos. Urnas apresentaram problemas técnicos.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Um dos locais onde os eleitores estão há mais de meia hora a espera para votar foi no colégio Colibri Athenas, no bairro de Manaíra. Devido à falta de energia elétrica no bairro, o sistema de biometria apresentou problemas. A concessionária já restabeleceu o fornecimento de energia.

Idosos reclamaram da demora para sanar o problema, por parte da Justiça Eleitoral. Uma urna apresentou defeito. Na Escola Alice Carneiro, também no bairro de Manaíra, foram detectados problemas nas urnas. Em um colégio no Castelo Branco, também houve muitas reclamações devido a filas.

O TRE afirmou que algumas urnas utilizadas na eleição de 2008 foram direcionadas para seções em João Pessoa, e justificou isso como uma questão operacional. “Nós optamos por manter as urnas de 2008 na Capital por uma questão operacional, para facilitar a troca, caso fosse necessária a substituição. Imagine como seria se uma urna quebrasse em Uiraúna, por exemplo, como seria para fazer a troca, iria demorar muito”. Explicou Saulo Benevides, presidente do TRE-PB.

O TRE garantiu que quem esteve na fila até as 17h votou  normalmente mesmo depois de encerrado o horário oficial.

Confira a nota oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba:

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba informa que todas as providências foram tomadas para sanar os problemas ocorridos com as urnas eletrônicas que apresentaram defeito, em um percentual pequeno em relação ao número de urnas no Estado, e pede a compreensão dos eleitores que tiveram que permanecer nas filas para exercer o seu direito ao voto, conclamando-os para que não deixem de votar, pois é importante para a democracia. Ressalta ainda que os problemas foram devidamente solucionados.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.