Início Geral

Tartaruga ? achada morta em JP e ONG projeta morte de 600 animais por ano no Litoral da Para?ba

Uma tartaruga teria sido encontrada morta nessa terça-feira (6) na Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, que fica na Orla de João Pessoa. A foto do animal foi postada na fanpage do Portal Correio pelo leitor Bruno de Sousa Lima. A ONG Guajiru informou que ainda está apurando o caso.

Segundo a organização, que desenvolve o projeto Tartarugas Urbanas na Capital, já foram encontradas 1.050 desses animais, no trecho que vai do Cabo Branco até Cabedelo, na região metropolitana, desde que a ONG foi fundada, há 12 anos.

Segundo a bióloga Rita Mascarenhas, coordenadora da Guajiru, a projeção é de que 600 animais marinhos sejam encontrados mortos a cada ano no Litoral da Paraíba.

Rita informou que a morte das tartarugas é provocada geralmente por redes de pescadores ou por ingestão de materiais plásticos que chegam até áreas distantes do oceano levados por correntes marinhas.

Ela explicou que na maioria dos casos nem sempre o animal morre próximo da praia. As tartarugas morrem em alto mar, são trazidas pelas correntes e acabam encalhando na areia das praias.

Além das tartarugas, outros animais como baleias e golfinhos também são encontrados mortos no litoral. Rita informou que são cerca de 300 espécies que são diretamente prejudicadas pela ação predatória do homem nos oceanos.

Poluição

A bióloga explicou que uma das principais causas de morte das tartarugas, a poluição, chega até os oceanos tanto quando os banhistas jogam o lixo na areia e a maré arrasta para dentro do mar, como quando detritos são jogados de dentro dos barcos e navios diretamente nas águas do oceano.

Outra forma de poluição marinha, por incrível que pareça, é a que é jogada nas ruas das cidades. Esse lixo urbano é drenado, ou seja, quando chove, ele é levado pela enxurrada para as galerias, que o transporta para os rios e esses despejam tudo no mar. “Esse lixo viaja nas correntes marinhas e hoje você encontra com facilidade resíduos de qualquer parte do mundo nos oceanos. Podemos dizer que o lixo do mar é globalizado”, enfatizou.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.