Início Geral

Telefones dos Sines da PB não funcionam e leitores do Portal reclamam; veja explicações

Leitores do Portal Correio têm usado as redes sociais para reclamar que os telefones de alguns postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) não estariam funcionando, na Paraíba. As queixas são referentes a postos de atendimento na Capital e em Campina Grande. O Portal Correio costuma divulgar os quadro de vagas disponibilizados por meio dos Sines no estado, com telefones e orientações enviados para publicação.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O Portal Correio resolveu testar os telefones divulgados pelo Sine. Em João Pessoa, as ligações foram feitas para os números 3214-1010 (Sine Municipal de João Pessoa); 3218-6619 (Sine Estadual em João Pessoa); 3310-6267 (Sine Municipal de Campina Grande); e 3310-9411 (Sine Estadual em Campina Grande).

Os testes foram realizados das 8h às 11h da quinta (25) e sexta-feira (26). Nos dois postos administrados pelo Sine Estadual as ligações chamaram até cair. Os postos do Sine-JP e Sine-CG passaram no teste do Portal Correio, mas as atendentes disseram que não tinham autorização para prestar informações por telefone e que candidatos a vagas devem ir ao Sine para obtê-las.

Confira, mais abaixo, detalhes dos testes feitos pela reportagem e as explicações concedidas pelos responsáveis. 

População pode colaborar com o conteúdo do Portal Correio

 

Sine Estadual

As unidades do Sine Estadual foram as mais problemáticas. Nenhuma das mais de dez ligações feitas nos dias de testes foi atendida. Procurado pelo Portal Correio o gerente executivo do Emprego, Trabalho e Renda do Sine-PB, Upiraktan Santos, apresentou motivos pelos quais, segundo ele, as ligações não foram atendidas.

“No caso do posto na Casa da Cidadania em Campina Grande, há uma falha técnica na linha tentada pelos leitores e testada por vocês [Portal Correio]. Já iniciamos o serviço de manutenção e ela deve voltar ao normal em breve, mas ainda não é possível indicar uma data”, disse.

“Em João Pessoa, o número testado não é para atendimento ao público, mas sim para atendimento a empresas. É o ramal da diretoria comercial, só uma pessoa tem acesso e ela não tem horário fixo de trabalho. Então pode acontecer de não ter ninguém no setor”, completou.

Upiraktan Santos informou que os interessados nas vagas ofertadas pelo Sine-PB podem ligar, em João Pessoa, para os telefones 3218-6617/6606; e, em Campina Grande, para o 3310-9412.  

Apesar de o gerente executivo ter excluído o telefone 3218-6619 da lista de destinados ao atendimento ao público na Capital, o contato está entre os divulgados no site do governo do Estado. Nenhum dos repassados por ele ao Portal Correio estava na página virtual, até a publicação desta reportagem.

Sine-CG

No Sine Municipal de Campina Grande, foram necessárias algumas tentativas para que conseguíssemos ser atendidos. A funcionária disse que informações sobre vagas só poderiam ser repassadas pessoalmente, pois o setor responsável por oferecer o serviço por telefone está desativado, devido a obras de reforma na sala.

Em contato com o Portal Correio, o coordenador do Sine-CG, Asfora Neto, disse que o setor deve voltar a funcionar em cerca de 10 dias. “Estamos na fase final da reforma, faltam apenas alguns acabamentos e pintura”, sinalizou.

Ele destacou que o atual momento econômico e os altos índices de desemprego têm feito com que mais pessoas procurem o Sine, o que provoca o congestionamento da linha. “Por esse motivo, aproveitamos a oportunidade para divulgar outro telefone de contato com a população, o 3341-1095”.

Ainda conforme Asfora Neto, os candidatos podem acompanhar a disponibilização de vagas pela internet. “Usamos o sistema do portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Lá, o trabalhador pode realizar um cadastro e acompanhar as vagas ofertadas para o seu perfil. É o mesmo procedimento realizado no Sine. Outra alternativa mais prática é entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected]”, completa.

Sine-JP

No Sine Municipal de João Pessoa não encontramos dificuldade para contato. Na primeira tentativa fomos atendidos e nem foi preciso aguardar muito na linha. A funcionária, no entanto, não quis passar informações por telefone.

Ela alegou que o procedimento só pode ser feito pessoalmente e orientou a ir até o posto para saber das oportunidades e esclarecer dúvidas. Questionada se é possível acompanhar as vagas online, ela reiterou que a única forma de saber das ofertas é indo até a sede do Sine. No entanto, o site da prefeitura disponibiliza quadros de oportunidades semanalmente.

O Portal Correio tentou contato com o coordenador do Sine-JP, Adênio Lima Neto, mas, conforme mensagem da operadora, o telefone estava “impossibilitado de receber chamadas naquele momento”. Até o fechamento desta edição, ele não havia sido localizado.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.