Início Notícias

Tempo ajuda e eclipse solar parcial é observado em cidades da Paraíba; veja fotos

O eclipse solar parcial pôde ser observado em cidades da Paraíba, neste domingo (26). Membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA) espalharam telescópios em pontos na Capital e nas cidades de Matureia e Taperoá. Veja galeria de fotos mais abaixo.

Segundo Marcelo Zurita, que participou da observação em Matureia, no Sertão do estado, o tempo favoreceu a visualização do fenômeno na Paraíba. Em várias cidades do Brasil o dia ficou nublado e decepcionou quem pretendia contemplar o eclipse.

“Na Paraíba, a cobertura da Lua no disco solar não foi tão intensa, mas deu sim para observar o eclipse. No Litoral, a cobertura foi de 13% e, no Sertão, 11%”, contou Zurita.

De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia, muita gente foi até os pontos de observação montados no estado. Na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, aproximadamente 300 pessoas compareceram e o fenômeno foi transmitido em um telão. Em Matureia, cerca de 100 acompanharam o eclipse. O público em Taperoá, no Cariri paraibano, ficou em torno de 50 pessoas.

Felipe Sérvulo, que acompanhou a contemplação em Taperoá, adiantou que haverá mais um eclipse solar com possibilidade de visualização na Paraíba em 2017. Segundo ele, o fenômeno deve ocorrer em 21 de agosto. “A diferença é que não será pela manhã, e sim no momento do pôr-do-sol”.

Veja registros do eclipse solar parcial feitos na Paraíba: 

 

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.