Moeda: Clima: Marés:

Tendências de skincare: conheça as indicações e vantagens

Dermatologista professor do Unipê explica algumas desvantagens e fala sobre melhores rotinas

O bem-estar a partir do skincare tomou um lugar incontornável na vida de muita gente. Seja por quem busca métodos mais naturais com biocosméticos ou mais complexos (procedimentos estéticos ou tratamentos farmacológicos), a prática hoje movimenta consumidores e cria tendências. Dentre elas, estão o skin minimalism, skin streaming, skin fasting, skin cycling e o skin flooding. Mas o que são esses termos?

Quem acompanha esse ritmo pode até entender do assunto, mas a variedade de conceitos em inglês acaba confundindo até quem compreende a língua. Por isso, o médico dermatologista Jader Freire, professor doutor do curso de Medicina do Unipê, explica cada tendência, suas vantagens, desvantagens e indicações.

Mas ele já adianta: a rotina de skincare depende do tipo de pele e das preocupações e preferências de cada pessoa!

Vamos conhecer as tendências?

1. Skin minimalism

É a orientação sobre o uso mínimo de produtos na rotina de skincare, focando em ingredientes essenciais e evitando o excesso de produtos ou passos desnecessários.

– Vantagens: redução de irritações e reações alérgicas, economia de tempo e dinheiro, enfoque em ingredientes-chave.

– Desvantagens: pode não atender necessidades específicas de certos problemas de pele e pode levar a resultados menos visíveis em alguns casos.

– Indicação: para pessoas que preferem uma abordagem simples e eficaz, com poucos produtos.

2. Skin streaming

Refere-se a transmitir ao vivo, em plataformas on-line, a aplicação dos produtos de skincare, proporcionando interação e compartilhamento de dicas em tempo real.

– Vantagens: possibilidade de receber dicas e feedback em tempo real, construção de comunidade e compartilhamento de experiências.

– Desvantagens: riscos de informações errôneas e falta de privacidade na transmissão ao vivo.

– Indicação: para quem gosta de compartilhar e aprender dicas de skincare em tempo real, especialmente nas redes sociais.

3. Skin fasting

É a prática de dar um intervalo sem produtos de skincare na rotina, com o objetivo de permitir que a pele se recupere naturalmente e restabeleça seu equilíbrio.

– Vantagens: permite que a pele descanse e se recupere, pode ajudar a reduzir a sobrecarga de produtos.

– Desvantagens: pode ser difícil para pessoas com problemas específicos de pele, como acne grave, que precisam de tratamento contínuo.

– Indicação: para quem deseja dar um descanso à pele ou tem sensibilidade a produtos.

4. Skin cycling

Envolve alternar o uso de diferentes produtos de skincare em períodos específicos para evitar que a pele se acostume com um único produto.

– Vantagens: evita que a pele se adapte a um único produto. Pode melhorar a eficácia dos produtos.

– Desvantagens: requer uma abordagem cuidadosa para evitar irritações. Pode ser confuso acompanhar as mudanças na rotina.

– Indicação: para quem busca otimizar a eficácia dos produtos ao alterná-los em sua rotina.

5. Skin flooding

Essa tendência consiste em aplicar vários produtos de skincare ao mesmo tempo, buscando potencializar os benefícios e fornecer uma quantidade concentrada de ingredientes.

– Vantagens: potencializa a entrega de ingredientes e pode trazer resultados rápidos em algumas situações.

– Desvantagens: pode ser excessivo para a pele, aumenta o risco de irritação e pode ser dispendioso.

– Indicação: para pessoas que procuram resultados rápidos e estão dispostas a usar múltiplos produtos de skincare.

Jader salienta a importância da consulta dermatológica com médico para avaliação e recomendações personalizadas de produtos e tratamentos. “Além disso, é essencial manter uma rotina de limpeza diária, hidratação adequada e proteção solar para a saúde da pele a longo prazo”, conclui o especialista.

Quer ser um (a) hematologista?

Faça Medicina! O curso do Unipê forma profissionais pautado em princípios éticos, qualificados com base no rigor científico e capazes de intervir em situações de saúde-doença que fazem parte do perfil epidemiológico nacional. Saiba mais sobre a graduação aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.