Início Geral

Tenório no caminho certo

Diante do estado de calamidade pública decretado oficialmente por causa do agravamento da seca no município de Tenório, na região do Cariri, o prefeito Evilázio Souto (PSB) decidiu suspender as principais festas populares que recebem incentivos do Poder Público. Segundo Evilázio, é inadmissível que a população sofra com a seca e a falta de água e a Prefeitura destine dinheiro público para a realização de festas. Souto disse que a prioridade da gestão é pagar aos servidores e aos fornecedores.

O dinheiro que sobra, conforme o prefeito, é investido em obras. A primeira festa cancelada foi a de emancipação política, que estava programada para o próximo dia 29, quando o município completará 23 anos. A outra festa que também não deve ser realizada este ano é a do aniversário de fundação do município, em agosto. Se a Prefeitura já não investia nas festas juninas, este ano é que não investirá mesmo.

Outros prefeitos deveriam seguir o exemplo de Evilázio e voltar os olhos para as necessidades do povo. Outros prefeitos deveriam aplicar corretamente o dinheiro público para que possam ter as contas aprovadas, como teve Evilázio, esta semana, quando o TCE acatou suas prestações das contas de 2013 por unanimidade. Outros prefeitos deveriam pensar mais nos problemas dos municípios, em vez de ficarem dizendo por aí que vão se candidatar a deputado estadual. Aliás, Evilázio desmente com veemência que pense em ser candidato a deputado estadual em 2018.

Juíza antecipa

A juíza Micheline Jatobá disse, ontem, que levará ao TRE, na próxima segunda-feira, seu voto sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que apura supostas irregularidades na PBPrev durante a campanha eleitoral de 2014 para governador. O placar está empatado em 1 voto a favor e outro contra.

Rivotril

O governador Ricardo Coutinho (PSB) receitou, ontem, suco de maracujá e comprimidos de rivotril para os adversários que estão antecipando o debate sobre as eleições de 2018 na Paraíba.

Camomila

Ele disse que não antecipará as discussões e que, quem quiser ficar nervoso, “tome um chazinho de camomila” para aguentar o que ainda será feito pelo Governo.

Automutilação

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) fez um alerta a pais e mães, na Câmara Municipal, sobre jogos de incentivo à automutilação e ao suicídio de jovens e adolescentes na cidade de João Pessoa.

Baleia Azul

Segundo a vereadora Eliza Virgínia, a situação é preocupante e as famílias precisam ficar atentas em relação ao envolvimento dos filhos com o jogo “Baleia Azul”.

Mártir da Inconfidência

Hoje, o Brasil lembra o Dia de Tiradentes, considerado o mártir da inconfidência, uma tentativa de revolta política, ocorrida em Minas, no ano de 1879, em pleno ciclo do ouro. O governo português cobrava elevados impostos e a sociedade de revoltou. Em consequência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi punido com a morte.

Esquartejado

Líder do movimento, Tiradentes foi enforcado e esquartejado para desencorajar outros levantes contra a Coroa. Seus restos foram espalhados nas ruas de Vila Rica, hoje Ouro Preto.

Tentativa

A inconfidência mineira, segundo historiadores, foi uma primeira tentativa de independência do Brasil, que era colônia de Portugal. Outras tentativas ocorreram Brasil a fora.

Brasil achado

Amanhã, 22, será o dia do descobrimento do Brasil. Para muitos, o Brasil não foi descoberto, mas achado. O território e seu povo já existiam antes de Cabral ter “descoberto” o Brasil.

Por muita sorte

Aliás, Cabral não descobriu nada. Ele e sua turma encontraram uma praia e, por sorte, não foram assados pelos índios Caetés, como o bispo D. Pero F. Sardinha.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.