Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Terceira vítima diagnosticada com malária no HU recebe alta

A paciente de 40 anos diagnosticada com malária este mês recebeu alta na tarde dessa segunda-feira (22) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa. O caso foi o terceiro e último registrado no município de Conde, na Grande João Pessoa, este ano. Ela deu entrada no dia 10 de abril com os sintomas da doença que, através de exames rápidos, foi confirmada.

Leia também:

• Mulher diagnosticada com malária no início do mês recebe alta
 Conde sob alerta contra malária: veja como se proteger
 Divulgado calendário de ações de combate à malária na PB
 Conde confirma 2º caso de malária; fumacê combate mosquitos

Ao Portal Correio, a assessoria do hospital informou que não há mais nenhum caso de malária registrado na unidade. Os outros dois primeiros pacientes já haviam recebido alta; a primeira no último dia 9 de abril e o segundo no dia 12. O mesmo tipo de malária foi diagnosticado nos três casos.

Combate à malária

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, no dia 8 de abril, o calendário de intensificação das ações de combate à malária. No dia 5, foi confirmado o segundo caso da doença no município de Conde (Litoral Sul), onde já vêm sendo desenvolvidas atividades desde que foi registrado o primeiro caso, no último dia 29 de março.

PB não é área endêmica

A Paraíba não é área endêmica para a doença, porém possui quatro espécies de vetores do gênero anopheles: Anopheles aquasalis; An. albitarsis; An.bellator e An. argyritarsis

De 1994 a 2018, foram notificados, na Paraíba, 175 casos suspeitos de malária. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas, foram infectadas e retornaram para o estado de residência. Nenhum óbito foi registrado.

A SES enfatiza que os casos em questão são os primeiros notificados na Paraíba em 2019, sendo estes autóctones (originários do local em que habita) e sem histórico de transfusão sanguínea.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.