Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Terminam sexta inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

As escolas estaduais interessadas em participar da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) devem se inscrever até esta sexta-feira (1º). A competição é composta por duas fases. Na primeira, os estudantes farão provas com 20 questões objetivas, que serão aplicadas nas próprias escolas inscritas. Na segunda fase, os estudantes classificados farão uma prova com seis questões dissertativas, na qual devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas.

Na primeira fase, cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis: 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio), com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP. Os alunos que alcançarem a melhor pontuação serão selecionados.

As provas da segunda fase, que definem o resultado final, serão aplicadas em locais definidos pela coordenação da OMEP e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A prova da primeira fase da OBMEP 2016 acontecerá no dia 7 de junho e a da segunda fase no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na internet. A 12ª edição da OBMEP premiará 6.500 alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata e 4.500 com medalhas de bronze, além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC terá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Na página da OBMEP estão disponibilizados materiais didáticos para auxiliar na preparação dos estudantes, bancos de questões e resolução, vídeos e provas das edições anteriores da olimpíada. Também são premiados pela OBMEP professores, escolas e Secretarias de Educação de municípios que se destacarem pelo desempenho dos alunos.

Organizada pelo IMPA, a OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros. Cerca de 18 milhões de alunos se inscreveram na primeira fase da olimpíada.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.