Tesouro Nacional aponta que contas públicas da PB estão entre as melhores do Brasil

33
COMPARTILHE

Segundo avaliações técnicas do Tesouro Nacional, divulgadas nesta sexta-feira (24), a Paraíba é um Estado bom pagador das dívidas e cumpre compromissos estabelecidos. De acordo com as classificações adotadas, o Estado vive uma situação de equilíbrio fiscal passando à frente de unidades de toda a região Sul e Sudeste, exceto Espírito Santo.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Os Estados que receberam as piores classificações quanto à capacidade de pagamento de dívidas foram Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás. Todos estes são considerados em situação de desequilíbrio fiscal.

Para avaliar os resultados fiscais dos Estados, o Tesouro Nacional leva em conta oito indicadores, a maioria ligada ao endividamento, à capacidade de poupar parte das receitas e aos gastos com pessoal. As notas são calculadas quando os Estados pedem o aval do governo federal para obter empréstimos e financiamentos, cujas operações dependem de garantia da União. As notas variam de A a D e, para obtenção de créditos, se o Estado tiver nota A ou B, a área responsável pode avaliar as operações. No caso da Paraíba, o Tesouro atribuiu nota B-, com avaliação “boa”.

Pelas notas do Tesouro Nacional, Rio de Janeiro e Alagoas foram os Estados que obtiveram as piores classificações, ambos com nota D, a segunda pior classificação (a pior é D- e a maior é A+). São Paulo, considerado o Estado mais rico do país, obteve a nota C-, cuja avaliação é “muito fraca”.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas