Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Teste seus conhecimentos sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias

O SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.

Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.

Este é o último fascículo do nosso Projeto ENEM a trabalhar com a área de Ciências Humanas. Agora, vamos abordar os assuntos que ainda aparecem com frequência no exame ao longo dos anos. Quando falamos em História, Primeira República é um tema que ainda tem notoriedade (6,9%), logo em seguida a Idade Antiga que ganha espaço (6%). Geopolítica é um assunto bastante comum nas provas do ENEM, aparece em 8,9% das ocorrências. Tecnologia e transportes, por sua vez, surge em 4,2%. A gênese da Filosofia aparece em 3,7% das questões específicas da área, enquanto que, ao tratar de Sociologia, assuntos ligados a desigualdades sociais dão o tom em 7,4% dos itens.

O próximo fascículo será o último do projeto a abordar os conteúdos mais recorrentes em Matemática. 

1.

Em 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks voltava de ônibus do trabalho para casa, em Montgomery, quando o motorista lhe pediu que passasse para a parte de trás do ônibus, reservada a pessoas “de cor”, para ceder seu lugar a um passageiro branco. “Quando ele viu que eu continuava sentada, perguntou se iria me levantar, e eu disse: ‘Não, não vou’”, lembrou ela. “E ele disse: ‘Bem, se não se levantar, vou ter que chamar a polícia, e você vai ser presa’. Eu disse: ‘Pode chamar’.” Quando os policiais chegaram e lhe perguntaram por que ela não tinha se levantado, ela explicou com calma: “Não achei que deveria me levantar”. 

BARCELLA, L.; LOPES, F. Lute como uma garota. 60 feministas que mudaram o mundo. São Paulo: Cultrix, 2018. p. 63. 

O episódio ocorrido com a ativista estadunidense Rosa Parks faz referência direta à 

  1. A) luta pela garantia de direitos civis da população negra. 
  2. B) busca por benefícios para as camadas sociais carentes. 
  3. C) manifestação em favor da supremacia branca americana. 
  4. D) defesa da isonomia constitucional entre homens e mulheres. 
  5. E) mobilização contra a desigualdade econômica entre as classes.

2.

TEXTO I 

Os protestos que se espalharam pelo Brasil na quinta-feira (20) representaram a mais ampla e numerosa mobilização popular do país sem liderança definida. Os atos reivindicaram melhorias para o país, como o combate à corrupção e à repressão policial, investimentos na saúde e na educação e a redução de gastos com os grandes eventos esportivos, Copa e Olimpíada. 

Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 17 jul. 2018. (adaptado) 

TEXTO II 

A Revolução Francesa não foi liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter “líderes” do mesmo tipo que as revoluções do século XX têm-nos apresentado. Entretanto, um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.

HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 19. (adaptado) 

Embora tratem de diferentes momentos da História, os textos refletem sobre a 

  1. A) necessidade de objetivos claros para efetivar mudanças. 
  2. B) manifestação de reivindicações comuns a diversos grupos. 
  3. C) ilegitimidade de manifestações carentes de liderança formal. 
  4. D) sistematização de movimentos que buscam avanços sociais. 
  5. E) participação civil em causas alheias aos anseios da população.

3.

Em junho de 1812, após ter conquistado grande parte da Europa Ocidental continental, Napoleão parte para a invasão da Rússia, com a chamada Grand Armée. Consegue grandes vitórias, em setembro chega a Moscou, toma a cidade e… nada! Os russos haviam evacuado a cidade e a incendiado. 

SEGRILLO, A. Os russos. São Paulo, SP: Contexto, 2015. p. 79. 

A adoção da tática russa mencionada no texto foi impulsionada pelo(a) 

  1. A) superioridade quantitativa de soldados do exército francês. 
  2. B) despreparo do contingente russo em relação ao rigoroso clima. 
  3. C) tática dos franceses de buscar a incorporação das fileiras russas. 
  4. D) conhecimento territorial do Império Russo por parte dos franceses. 
  5. E) fracasso da estratégia das tropas russas na conquista da França.

4.

No século XIX, a economia maranhense atravessou uma forte crise, em grande parte decorrente da concorrência do algodão norte-americano no mercado internacional. Além disso, o estabelecimento da Lei dos Prefeitos – que concedia ao governador o privilégio de nomear os prefeitos municipais – causou outro tipo de atrito onde o mandonismo político acirrou as relações do povo com as instituições governamentais. 

SOUSA, R. G. Balaiada. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>. Acesso em: 13 mar. 2019. 

Com base no texto, no Período Regencial, as revoltas eclodidas tinham como principal eixo comum a luta pelo(a) 

  1. A) abolição do sistema escravista. 
  2. B) renovação política e social local. 
  3. C) manutenção dos regentes no poder. 
  4. D) instauração de repúblicas independentes. 
  5. E) aumento dos impostos cobrados pela metrópole.

5.

Os refletores que a A.D.C. havia encomendado para o Rio, a fim de iluminar o campo do Prado, chegaram domingo a esta capital e serão inaugurados quinta-feira próxima, numa sensacional peleja noturna entre os esquadrões do Ferroviário e do Estrela do Mar. Pela primeira vez, e graças à personalidade do presidente da A.D.C., vamos ter um jogo noturno na cidade. Dizemos pela primeira vez porque as partidas noturnas anteriores, efetuadas há alguns anos, não produziram o resultado desejado. Agora, com a custosa e apropriada instalação feita no Prado, teremos, em verdade, exibições de futebol à luz dos refletores. 

O Povo, dia 19 de maio de 1939. p. 8. PINHEIRO, Caio L. M. et al. (Re)pensando a história do futebol cearense: dos primeiros passos à profissionalização. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br>. Acesso em: 21 out. 2018. (adaptado) 

O excerto anterior foi extraído de uma fonte histórica primária. Ele demonstra que a compreensão integral de fatos como o narrado está estritamente ligada ao(à) 

  1. A) capacidade de relato da opinião verdadeira. 
  2. B) contextualização histórica do documento. 
  3. C) impacto social de abrangência nacional. 
  4. D) nível de trivialidade do acontecimento. 
  5. E) aplicabilidade da ação no presente.

6.

Até então, as coletividades humanas estavam submetidas aos acasos da caça, da pesca e da coleta e, para suprir as suas necessidades alimentares, grupos humanos restritos tinham de deslocar-se frequentemente num vasto território. A descoberta dos meios para controlar e desenvolver estas fontes de alimentos pela criação e a agricultura veio modificar profundamente o devir do homem, permitindo a sua sedentarização. Nesse sentido, foi possível falar de revolução neolítica. É na exploração intensiva de algumas espécies vegetais e animais, praticadas em certas regiões privilegiadas, que convém buscar a origem do neolítico. 

BRÉZILLON, Michel. Dicionário de Pré-História. Edições 70, Lisboa Portugal, 1969. 

Segundo o texto, a revolução neolítica interferiu nas relações entre o homem e o meio natural. Essa revolução teve como base a 

  1. A) transformação da forma como a natureza passou a servir às necessidades humanas.
  2. B) restrição da produção agrícola às regiões com grande desenvolvimento técnico. 
  3. C) promoção do desenvolvimento de estruturas socioambientais sustentáveis. 
  4. D) efetivação da extinção de plantas e animais úteis à alimentação humana. 
  5. E) instauração dos modelos sociais vigentes no período contemporâneo.

7.

Centenas de milhões de pessoas podem vir a desenvolver deficiências nutricionais devido ao aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, aponta um estudo publicado nesta semana pela revista Nature Climate Change. De acordo com a pesquisa, 1,4 bilhão de mulheres em idade fértil e crianças menores de cinco anos podem perder 4% de sua ingestão de ferro, o que eleva o risco de anemia. O estudo soma-se a um crescente número de artigos que mostram que mudanças ambientais estão afetando a qualidade nutricional e a produção de legumes, verduras e arroz. […] Culturas como arroz e trigo são a principal fonte de alimento para mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo. Muitos que não têm condições de pagar por uma dieta diversificada dependem desses grãos básicos para a maioria de suas calorias.

Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 15 ago. 2018. (adaptado) 

A questão alimentar apresentada no texto acarreta um processo de 

  1. A) menor prejuízo nas lavouras agrícolas em consequência das mudanças climáticas.
  2. B) previsão de diminuição de doenças de cunho nutricional, como a anemia falciforme.
  3. C) equidade entre perdas e ganhos em relação às consequências do aquecimento global. 
  4. D) menor segurança alimentar, com a ampliação das áreas próprias para o cultivo agrícola. 
  5. E) injustiça ambiental, com alguns grupos sociais sendo mais afetados por danos alimentícios.

8.

TEXTO I 

O perímetro compreendido pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e norte da Argentina e do Paraguai é a segunda maior área em incidência de tornados do mundo. Apenas perde para a planície central dos Estados Unidos. A conclusão é de um estudo realizado pelo NSSL (Laboratório Nacional de Tempestades Severas, na sigla em inglês). 

ROCHA, Graciliano. Região Sul é vice-campeã no mundo em tornados. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 out. 2009. Disponível em: <https://www1folha.uol.com.br>. Acesso em: 4 abr. 2019. 

TEXTO II 

Essa área possui em sua gênese climática tanto sistemas atmosféricos tropicais quanto extratropicais, propiciando a formação de contrastes térmicos que geralmente promovem muita convecção atmosférica, levando à ocorrência de chuvas fortes, tempestades com granizo e eventualmente tornados (CANDIDO, 2012). 

WOLLMANN, C. A.; IENSSE, A. C. A gênese climática dos tornados nos estados da Região Sul do Brasil e São Paulo. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br>. Acesso em: 28 maio 2019. (adaptado) 

O fator climático responsável por fazer a Região Sul do Brasil apresentar a situação descrita no texto I é o(a) 

  1. A) elevada amplitude térmica diária. 
  2. B) presença de ventos frios no inverno. 
  3. C) baixa temperatura durante o inverno. 
  4. D) alta incidência de chuvas orográficas. 
  5. E) choque entre diferentes massas de ar.

9.

O EI surgiu a partir de um braço da Al-Qaeda no Iraque, após a invasão do país por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos em 2003. O grupo se juntou em 2011 à rebelião contra o presidente Bashar al-Assad na Síria, na qual encontrou proteção e fácil acesso a armas. Em 2014, já havia assumido o controle de grandes áreas na Síria e no Iraque e proclamado a instauração de um califado na região. 

COMO começou a guerra contra o Estado Islâmico. Disponível em: <https://www.bbc.com>. Acesso em: 3 abr. 2019. 

O grupo citado no excerto se fortaleceu em meio a uma instabilidade política ocorrida durante a 

  1. A) Intifada. 
  2. B) Primavera Árabe. 
  3. C) Revolução Iraniana. 
  4. D) Guerra dos Seis Dias. 
  5. E) Criação do Estado de Israel.

10.

Quando a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em órbita em torno da Terra, atravessa seu território, astronautas em missão na estação relatam estranhas visões: explosões de luz, como fogos de artifício. Estamos falando da Anomalia Magnética da América do Sul (AMAS), a região de menor intensidade do campo magnético da Terra, situada acima do território sul-americano, cujos efeitos mais evidentes podem ser sentidos a partir de cem quilômetros de altitude. 

Disponível em: <https://www.bbc.com>. Acesso em: 28 abr. 2019. 

A partir do texto, infere-se que a anomalia atinge, com maior intensidade, os 

  1. A) aparelhos de telefone celular. 
  2. B) computadores em redes a cabo. 
  3. C) equipamentos eletrodomésticos. 
  4. D) sistemas de monitoramento interno. 
  5. E) satélites artificiais de sensoriamento remoto.

11.

Desde maio de 2017, uma rede de hipermercados adota, no Brasil, bandejas biodegradáveis, que reduzem consideravelmente os impactos da produção e descarte das antigas bandejas de isopor. As atuais peças são compostas por resina pró-degradante derivada de óleo de coco de palmeira certificado. Seu índice de biodegradabilidade, de 96%, torna sua degradação 80% mais rápida do que as bandejas convencionais (que podem levar até mil anos para se decompor). As novas bandejas também são recicláveis e podem ser convertidas em outros produtos, como rodapé para piso, corpo de caneta esferográfica ou réguas. Sua adoção eliminará o impacto ambiental de cerca de 36 milhões de bandejas de isopor a cada ano. 

Disponível em: <https://www.revistaplaneta.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2018. (adaptado) 

A ação mencionada no texto, promovida pela rede de hipermercados, contribui diretamente para o(a) 

  1. A) boicote a empresas que fabricam bandejas de isopor.
  2. B) mitigação dos efeitos da geração de resíduos sólidos. 
  3. C) combate à obrigação de logística reversa em embalagens. 
  4. D) criação de invólucros compostos por materiais comestíveis. 
  5. E) aumento da reciclagem de produtos de alto impacto ambiental.

12.

Donald Trump e Kim Jong-un fazem reunião histórica em Cingapura 

Pela primeira vez na história, líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte se encontraram pessoalmente. O local escolhido foi o luxuoso hotel Capella, na ilha de Sentosa, que é famosa por suas praias turísticas e seus campos de golfe espetaculares. Cingapura designou partes de sua região central como uma “zona especial”, onde os procedimentos de segurança estão mais rigorosos. 

Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 16 jun. 2018. 

O encontro dos presidentes, tratado no texto, teve como objetivo principal estabelecer um(a) 

  1. A) zona de livre comércio. 
  2. B) política de Direitos Humanos. 
  3. C) tratado de paz entre as Coreias. 
  4. D) acordo de extinção de programa nuclear. 
  5. E) transição de sistema ideológico e econômico.

13.

Suponhamos, então, que a mente seja, como dissemos, uma folha em branco, vazia de elementos, sem qualquer ideia: — Como ela é preenchida? De onde vem essa vasta coleção que a imaginação aguda e ilimitada do homem nela inscreveu com uma variedade quase infinita? De onde vem todo o material para a razão e o conhecimento? A isso eu respondo, em uma palavra, da experiência. Nela está fundamentado todo nosso conhecimento; e dela, em última análise, ela própria se deriva. 

LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. Rio de Janeiro: Ed. Nova Cultural, 1999. p. 57. 

Para John Locke, a produção intelectual é resultado de um conhecimento 

  1. A) científico. 
  2. B) empírico. 
  3. C) sistemático. 
  4. D) tautológico. 
  5. E) teológico.

14.

Baseando-se no Mito da Caverna, de Platão, o quadrinho evidencia o(a) 

  1. A) existência de atitudes críticas na vida cotidiana. 
  2. B) condição de senso comum dos seres humanos. 
  3. C) conhecimento real sobre a configuração da sociedade. 
  4. D) garantia de métodos inovadores de geração de saberes. 
  5. E) estabelecimento da relação entre ciência e realidade social.

15.

Imagine o seguinte caso. Uma pessoa está fugindo de um roubo e pede para se esconder em sua casa. Você aceita, e, logo em seguida, chega o ladrão e pergunta se você não viu a pessoa que acabou de esconder. O que você deveria fazer? Mentir para o ladrão, dizendo que a pessoa não se encontra ali, ou falar a verdade? Kant falaria a verdade. 

KANT e a mentira. Disponível em: <https://filosofianaescola.com>. 

Acesso em: 2 nov. 2018. (adaptado) 

Considerando que roubar alguém é ação moralmente inaceitável para Kant, o que explicaria sua hipotética decisão? 

  1. A) Roubar é aceitável para um ladrão. 
  2. B) Falar a verdade é moralmente opcional. 
  3. C) Mentir é ação sem valor de lei moral universal. 
  4. D) Fugir do roubo é atitude que justifica a quebra da moral. 
  5. E) Esconder alguém é desejável para evitar o roubo de ambos.

 

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: 

  1. construir uma sociedade livre, justa e solidária; 
  2. garantir o desenvolvimento nacional; 

III. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; 

  1. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição: República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 set. 2018. 

O texto converge com a proposta de o Estado assumir um papel 

  1. A) alheio às questões de caráter social. 
  2. B) ditatorial e opressor sobre a coletividade. 
  3. C) interventivo para a efetivação de direitos. 
  4. D) seletivo das liberdades de cunho individual. 
  5. E) distribuidor dos meios produtivos para a coletividade.

17.

Na charge, há uma crítica relacionada ao fato de a violência ser um fator 

  1. A) banalizado pela sociedade contemporânea. 
  2. B) utilizado para manipular posições políticas. 
  3. C) justificável em determinadas situações. 
  4. D) irracional do ponto de vista científico. 
  5. E) manifestado em atitudes egoístas.

 

A charge anterior relaciona a questão da degradação do meio ambiente a 

  1. A) ações ligadas a grupos sociais específicos. 
  2. B) práticas coletivas de preservação ambiental. 
  3. C) hábitos culturais ligados ao descarte de resíduos. 
  4. D) atividades cotidianas de mau uso dos recursos naturais. 
  5. E) iniciativas pautadas na má qualidade dos recursos básicos.

GABARITO

COMENTÁRIOS

  1. A

A cena narrada no texto é um dos momentos icônicos de firmação do posicionamento do movimento negro, não se compreendendo nem se aceitando o tratamento diferenciado entre brancos e negros nos EUA. Rosa Parks, ativista pelos direitos sociais negros, foi a protagonista desse momento.

  1. B

Os textos trazem como discussão central a capacidade de manifestação de grupos diversos sem uma liderança formal e com reivindicações comuns. Os movimentos citados nos textos, de início desorganizados e sem lideranças, tiveram grande importância por meio do engajamento político, cujas proporções se deveram às respectivas particularidades histórico-geográficas, visando a melhorias sociais.

  1. A

Uma das táticas utilizadas pelo czar foi a de terra arrasada, pois o exército francês possuía um número consideravelmente maior de combatentes do que o russo, tendo em vista que contava com soldados de outras nações dominadas. A tática consistia em recuar a linha de defesa e destruir tudo o que pudesse dar suporte e sustentação para a continuidade da campanha militar francesa.

  1. B

A crise socioeconômica vivida pelos brasileiros durante o Período Regencial foi uma das principais motivações em comum para as revoltas eclodidas nesse momento histórico. E, apesar das diferentes pautas defendidas por movimentos como Balaiada, Sabinada, Revolução Farroupilha, Revolta dos Malês e Cabanagem, em comum, havia a busca por uma renovação política e social nos locais onde tais revoltas ocorreram. Não havia, entre esses grupos, porém, um sentimento de necessidade de unificação nacional dos diferentes interesses.

  1. B

As fontes históricas, se desvinculadas de um contexto sócio-histórico-cultural mais amplo, podem não transmitir a mensagem histórica real. Ou seja, pode haver, por parte daquele que entra em contato com esses documentos primários, uma dificuldade de compreensão global do fato que é transmitido, sendo necessária uma investigação do contexto histórico no qual o fato está inserido.

  1. A

A revolução agrícola, ou neolítica, provocou uma modificação estrutural na vida do ser humano, especialmente refletida na forma como ele se relacionava com a natureza. A sedentarização ocorreu devido ao fato de os seres humanos perceberem que poderiam manipular a terra para que ela lhes fornecesse o sustento necessário. Entretanto, essa relação, durante as gerações, foi se transformando em uma relação de exploração, sendo a natureza encarada como fonte de sustento, sem ser considerada necessária sua preservação.

  1. E

O conceito de injustiça ambiental supõe que os maiores beneficiados financeiramente com os danos ao meio ambiente raramente são os mesmos que arcam com as consequências destes. Logo, os países desenvolvidos, maiores emissores de gás carbônico antropogênico, dificilmente verão suas populações sofrerem deficiência nutricional ocasionada pelo aquecimento global.

  1. E

A Região Sul é propícia para a formação de tornados porque é atingida por diferentes massas de ar, tanto frias como quentes, também úmidas e secas. Quando o ar frio polar se choca com o ar quente tropical, em um processo de convecção atmosférica, encontra condições para a formação de tornados. Além disso, a topografia mais plana do interior sulista favorece a formação de um corredor de tornados.

  1. B

O Estado Islâmico é um grupo terrorista que surgiu como um braço da Al-Qaeda e que se fortaleceu no vácuo político durante os protestos do evento conhecido como Primavera Árabe. Essa onda de protestos surgiu no ano de 2011 para derrubar governos ditatoriais no Oriente Médio e no norte da África. Embora a intenção desse evento estivesse ligada a valores pró-democráticos, os protestos geraram instabilidades políticas na região, e alguns grupos extremistas se aproveitaram desse momento para surgir e se fortalecer. Foi o caso do Estado Islâmico, que se aproveitou da Guerra Civil gerada na Síria a partir da Primavera Árabe para instituir seu califado entre a Síria e o Iraque.

  1. E

A matéria indica que os impactos da radiação cósmica da anomalia magnética que atinge a América do Sul afetam, sobretudo, os satélites e as estações artificiais, como o ISS, que orbitam o planeta Terra, uma vez que esses efeitos são sentidos, em maior intensidade, em altas altitudes atmosféricas.

  1. B

A adoção de bandejas com maior grau de biodegradabilidade diminuirá a geração de resíduos sólidos, resultando em menor impacto ao meio ambiente.

  1. D

O principal objetivo do encontro entre os presidentes desses países é a desnuclearização da Coreia do Norte, a qual mantém um importante arsenal bélico nuclear, o que causa tensões ao mundo. Em contrapartida, os Estados Unidos teriam que suspender as sanções econômicas que eles mantêm contra o país norte-coreano.

  1. B

Segundo o filósofo John Locke, todo o conteúdo intelectual processado é captado no mundo e transmitido para a mente pelos sentidos humanos. Assim, toda a produção intelectual é posterior a uma experiência vivenciada e percebida com o uso dos sentidos humanos. Portanto, a criação de ideias e conhecimentos é sempre um processo empírico ou a posteriori (posterior ou após uma experiência vivida).

  1. B

A televisão representa as coisas falsas que são postas como verdade, fazendo uma referência direta às sombras projetadas descritas no mito de Platão.

  1. C

Para avaliar quais ações podem ser consideradas moralmente aceitáveis, Kant propôs dois conceitos: o imperativo hipotético e o imperativo categórico. O primeiro se refere às ações que se motivam pelo desejo. Por exemplo, “se quero dormir bem, devo buscar um repouso confortável”. Isso significa que essa ação não é a ordem que todos devem seguir, afinal, se alguém não quiser dormir bem, poderá desprezar o conforto do leito e isso não provocará nenhuma alteração na sociedade. Já o imperativo categórico refere-se às ações que se motivam pela racionalidade de cada indivíduo. A moral é uma forma de expressão do imperativo categórico porque deverá ter valor inalienável. Para avaliar se uma ação é verdadeiramente moral, o indivíduo deveria ampliar sua lógica até a condição de lei universal, aplicável em qualquer situação, e se ainda assim ela permanecesse desejável para todos e coerente com o funcionamento da sociedade, ela seria moralmente apropriada. No caso da hipótese trazida no texto, para Kant, ao indivíduo que acolheu o fugitivo, não haveria outra resposta aceitável que não falar a verdade, pois a verdade é algo desejável como lei universal, visto que se todos passassem a mentir como regra, ninguém mais daria valor ao que o outro enunciasse. Como responsável apenas por suas próprias ações, falar a verdade se impunha como imperativo categórico. Especular se valeria a pena mentir para possivelmente salvar a vida do fugitivo colocaria o sujeito na condição de agir por desejo particular, e não por dever universal. Desejando possivelmente preservar ou não a vida do outro, age-se dessa ou daquela maneira. Para Kant, agir moralmente é agir por dever.

  1. C

O artigo 3º da Constituição Federal de 1988 apresenta os objetivos da República, isto é, as metas a serem atingidas pelo sistema estatal brasileiro por meio de políticas públicas, legislação e justiça. O artigo 3º antecipa a noção de direitos sociais presente no sentido político da Constituição de 1988 como um todo, que, por isso, é apelidada de Constituição Cidadã. Seus incisos foram elaborados com base no valor político da solidariedade, condição necessária para ocorrência de direitos em uma sociedade de liberdades individuais. Por direitos sociais, a Teoria Sociológica identifica as políticas de promoção do bem-estar e de dignidade coletivas, promovidas ou incentivadas pelo Estado e que podem assumir a feição de direitos trabalhistas, seguridade social (direito à saúde, previdência e assistência), proteção especial à infância, maternidade e velhice etc. Embora haja um capítulo inteiro dedicado aos direitos sociais (capítulo II), a antecipação da igualdade, justiça, solidariedade e bem-estar nos objetivos do Estado centraliza tais valores como vetores da ação política.

  1. A

A charge mostra o quanto a violência está presente no cotidiano da contemporaneidade de maneira banalizada, sendo, inclusive, utilizada nos meios de comunicação para adquirir audiência.

  1. D

A crítica apresentada na charge está diretamente associada ao mau uso dos recursos naturais em ações cotidianas, especialmente em relação à água. O fato de a personagem estar com o jato de água direcionado para a lixeira faz menção ao desperdício que ocorre de forma intensa, em ações diárias, nas sociedades atuais.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.