Tovar pede política de atenção à saúde mental das vítimas da Covid-19

Para o deputado, as consequências da doença, relacionadas aos impactos na saúde mental, também são preocupantes
Deputado Tovar Correia Lima (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) pediu, por meio do Requerimento 11.415/20, apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, crie e institua uma política de atenção à saúde mental das vítimas e dos familiares de vítimas da Covid-19. Para o deputado, as consequências da doença, relacionadas aos impactos na saúde mental, também são preocupantes.

“Cientes da necessidade de uma regulação mais específica para essa temática, sugerimos que a Secretaria de Saúde institua uma política de atenção à saúde mental das vítimas e dos familiares de vítimas da Covid-19, com a execução de ações e serviços a ela relacionados por meio dos seus recursos humanos e materiais já disponíveis no sistema de saúde estadual”, destacou Tovar ao lembrar da luta desenvolvida durante a campanha do Janeiro Branco, cujo objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

De acordo com o parlamentar, a realização de campanhas de conscientização sobre a assistência à saúde mental das vítimas da Covid-19 ou de familiares de vítimas que necessitem deste tipo de atendimento é importante para o programa sugerido. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.

“Esse programa contribuirá para a melhoria do cuidado da saúde mental neste momento de crise. Por isso, apelamos ao Governo do Estado que se sensibilize com o atual momento por que passamos, principalmente as famílias que perderam pessoas queridas para essa doença que nos afeta de todas as formas”, afirmou Tovar.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.