Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Três medidas provisórias têm prazo de vigência prorrogado

O prazo de vigência de três medidas provisórias foi prorrogado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros. A MP 733/2016, a MP 734/2016 e a MP 735/2016 terão mais 60 dias para serem aprovadas por senadores e deputados.


Leia mais notícias de Política no Portal Correio

As três medidas, já em vigor, ainda precisam ser votados nas respectivas comissões mistas para, em seguida, serem apreciadas pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

A MP 733/2016 trata da liquidação e renegociação de dívidas referentes a empréstimos rurais contratados até 2011 por pequenos e médios produtores do Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A medida liberou descontos nessas renegociações de contratos de crédito rural com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agroindústria do Nordeste (FNE), entre outras fontes. Na comissão mista, o relator é o deputado Júlio César (PSD-PI) e o presidente é o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

Já a MP 734/2016 liberou apoio financeiro de R$ 2,9 bilhões da União ao governo do Rio de Janeiro, para auxílio nas despesas com os Jogos Olímpicos. A presidente na comissão mista é a deputada federal Rosângela Gomes (PRB-RJ) e o relator, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

E a MP 735/2016 alterou cinco leis do setor elétrico brasileiro para diminuir os custos da União com subsídios pagos para a geração de energia. A medida também prepara o mercado para a redução da presença estatal. A comissão mista é presidida pelo senador Hélio José (PMDB-DF) e o relator é o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

As medidas provisórias foram prorrogadas de acordo com o artigo 10 da Resolução 1/2002 do Congresso Nacional. Se uma medida provisória não tiver sua votação encerrada na Câmara e no Senado no prazo de 60 dias da publicação no Diário Oficial da União, é automaticamente prorrogada uma única vez por igual período. A prorrogação se dá por ato do presidente da Mesa do Congresso, no caso, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.