O Treze perdeu por 1 a 0 para o Ceará em duelo pela segunda rodada da Copa do Nordeste no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, na noite dessa quarta-feira (22). O Galo precisava vencer a partida para ter mais chances na competição regional e perdeu muitas oportunidades, deixando espaço para o Vovô cearense.
O time paraibano começou muito bem, mas se desconcentrou nos momentos finais do jogo e em meio a uma confusão de trezeanos insatisfeitos com o árbitro, o Vozão aproveitou e abriu o placar aos 44 minutos do segundo tempo, com gol de Leandro Brasília.
Com o resultado, o Treze fica na lanterna e não pontua na tabela do Nordestão, enquanto o Ceará segue como líder isolado no grupo C.
Agora, o Galo da Paraíba enfrenta o CRB no sábado (25), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca, Alagoas, e o Vozão cearense vai disputar contra o Potiguar de Mossoró/RN, no gramado do Castelão, em Fortaleza/CE, às 17h.
O jogo
O técnico Leandro Campos garantiu a formação do Treze com Gilson; Eduardo Arroz, Negretti, Douglas e Chiquinho Baiano; Leanderson, Escobar, Sapé e Clébson; Giancarlo e Jaílson.
Sérgio Soares escalou para o Ceará Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Souza e Rogerinho; Bill e Tadeu.
Vicente já abriu o jogo chutando longe, rumo ao gol. O Treze começou com pressão, mas acabou se atrapalhando na cobrança de um escanteio e perdeu a chance de abrir o placar.
Aos cinco minutos, Tadeu recebeu uma bala de Souza, mas deixou passar, em cima da rede.
Outro grande lance foi aos dez minutos com um chute arriscado de Ricardinho tentando marcar para o Vovô, mas a jogada só assustou.
O Ceará continuou investindo firme, mas o Galo não perdeu tempo e manteve forte contra-ataque. Apesar disso, o Vozão atuou bem na defesa, com mais posse de bola, mandando pelo meio-campo. Jogo difícil e bastante disputado.
Aos 19 minutos, Douglas cometeu falta e levou cartão amarelo. Aos 20, Tadeu jogou pelo meio e quase marcou para o Ceará, mandando de fora da área para a rede de Gilson.
Logo depois, o Galo não demorou e deu a resposta. Clebson jogou pela direita e tentou mandar para Giancarlo, mas a zaga não deixou.
Aos 30 minutos, Bill reclamou e acabou ganhando cartão amarelo. Partida movimentada! Aos 44 da primeira parte, o Vovô amarelou novamente depois de outra reclamação, dessa vez do meia Souza.
Primeiro tempo termina no 0 a 0, com o Treze perdendo bolas na frente da área e mandando facilmente para o Ceará. O melhor é que o Vozão não aproveitou essas falhas do Galo.
No segundo tempo, o Ceará voltou com a mesma formação, mas o Treze teve substituições. Saíram Negretti e Chiquinho Baiano e entraram Daniel Marques e Téssio. O desempenho físico foi um dos motivos das trocas feitas por Leandro Campos.
O Ceará já abriu a nova etapa do jogo com um lance fantástico de Bill na cara do goleiro Gilson. A torcida do Treze tremeu e o Vozão manteve a pressão, aproveitando os passes errados do Alvinegro da Borborema.
Aos nove minutos, Giancarlo mandou de cabeça e a bola raspou na trave do Vozão. A torcida vibrou! O jogo continuava igual, com boa atuação das duas equipes. Enquanto o Galo foi pelas laterais, o Ceará aproveitou o meio-campo e ambos revezaram o ataque.
Leandro Campos fez mais uma substituição no Treze e trocou Ginacarlo por Birungueta, aos 21 minutos.
O Ceará se manteve mais linear na segunda etapa da partida, enquanto o Treze avançava e depois desacelerava, oscilando bastante no desempenho.
O meia Ricardinho cometeu falta em cima de Leanderson e tomou cartão amarelo, aos 25 minutos do segundo tempo. Rapidamente, Sérgio Soares fez a primeira mudança na equipe do Vovô e trocou Ricardinho por Leandro Brasília. Outro amarelo saiu para o Ceará, dessa vez porque o lateral Vicente reclamou.
Aos 33, o Ceará mudou de novo com a entrada de Assizinho no lugar de Rogerinho. O substituto foi um dos destaques do Nordestão em 2013 e é conhecido por ser muito veloz.
Aos 43 minutos, dois cartões amarelos saíram praticamente seguidos para o Galo, contra Daniel Marques e Escobar, e um rádio foi jogado no campo. No meio do breve tumulto, o Ceará aproveitou com lance de Leandro Brasília que abriu o placar aos 44 do segundo tempo. 1 a 0 para o Vozão.
A confusão foi aumentando e precisou ser contida pela Polícia Militar porque os torcedores do Treze ficaram irritados com a atuação do árbitro.
Na prorrogação de três minutos, o Ceará mudou e Bill foi substituído por Amaral.
O lateral direito do Treze, Arroz, disse que tentou muitas vezes, mas admite que fez uma partida ruim e pediu desculpas aos torcedores, reconhecendo que a equipe precisa se esforçar mais para o próximo jogo.
Já o atacante do Ceará, Assizinho, disse que o time esteve o tempo inteiro ligado ao treinador, dando o máximo de energia nas jogadas.
Assista à matéria exibida na TV Correio HD.