Início Geral

Tribo Tupi Guarani ? a campe? do Carnaval Tradi??o 2016

A tribo Tupi Guarani conquistou o título de campeã do Carnaval Tradição 2016, neste sábado (6), em João Pessoa. A agremiação ficou pouco mais de um ponto à frente da campeã do ano passado, a tribo Africanos.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O titulo foi comemorado na Avenida Duarte da Silveira, onde ocorreram os desfiles, prestigiados também pelo prefeito Luciano Cartaxo e por Maurício Burity, diretor da Funjope.

 “Essa manifestação popular já tem 101 anos de história. É a raiz de nossa folia”, declarou Luciano Cartaxo, enquanto acompanhava uma das 10 tribos indígenas que desfilaram na Avenida Duarte da Silveira. As arquibancadas ficaram lotadas por centenas de amantes do Carnaval Tradição.

Na classificação, depois da Tupi Guarani, aparecem as tribos Africanos, Tupi Guanabara, Papo Amarelo, Tabajara, Xavantes, Ubirajara, Guanabara, Pele Vermelha e Flecha Negra.

A comissão julgadora foi formada por Anne Fernandes, João Lobo, Márcio Lins, Makarios Maia Barbosa, Chico Noronha e Clara Jerônimo, Eles avaliaram os seguintes quesitos para definir a classificação: Fantasia, Batuque, Cocar, Estandarte, Conjunto e Coreografia.

O Carnaval Tradição de João Pessoa começou neste sábado (6) reunindo mais de 500 integrantes de 10 tribos indígenas. Este ano, o desfile completa 101 anos de existência e é patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).

A campeã

Agremiação do bairro de Mandacaru, a Tupi Guarani foi criada em 1989 por Renato Sousa, o Rei. Na Rua Rodrigues Alves (perto do Porto de João Tota), juntamente com amigos, ele fundou a agremiação.

A partir da década de 1990, a tribo foi liderada por José Belízio Moura. O Mestre Moura ficou no comando até 2011, ano em que ele faleceu. O trabalho foi continuado pela filha de Moura, Neide, e pelo genro André Bideca.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.