Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Tributos ‘consomem’ metade dos preços do material escolar

Os pais que foram às livrarias e papelarias da capital paraibana para comprar material escolar se depararam com vários problemas: preço alto, muita variação e impostos abusivos. Veja o vídeo acima.

Veja também: Material escolar varia até 525% em JP; veja preços e locais

O serralheiro Igor Hudson lamentou a grande variação em várias lojas de material escolar e garantiu que precisou pesquisar para não sair no prejuízo. “Achamos o preço muito caro. Além disso, muitas lojas estão faltando produtos e com os preços muito diferentes. O jeito foi ‘bater perna’ pra encontrar o melhor preço”, garantiu Igor.

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os tributos embutidos nos produtos escolares continuam muito altos, chegando a até 50% do preço do material. Porém, a dona de casa Michele da Silva, revelou que não sabia da cobrança de impostos em certos produtos. “Realmente não sabia que era isso tudo. De fato, é abusivo”, concluiu.

O economista Celso Mangueira aponta a solução. “Existem algumas alternativas que podemos tomar. Por exemplo, um caderno capa dura com a imagem de algum personagem da moda pode custar até R$ 20, já um caderno liso, custa R$ 6. Então, eu sugiro não levar a criança na hora de comprar o material, por exemplo”, orientou o especialista.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.