Início Geral

Trinta mulheres s?o selecionadas para curso de forma??o de doulas volunt?rias, em Jo?o Pessoa

Trinta mulheres foram selecionadas para participar do 3º Curso de Doulas Voluntárias, promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O lançamento do curso acontece na próxima sexta-feira (18), às 14h, no Espaço Equilíbrio do Ser, localizado nos Bancários.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O curso tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedes). De acordo com a assessora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Elizabete Alves, a procura pelo curso cresceu consideravelmente em comparação as duas primeiras edições. Este ano, cerca de 100 mulheres foram inscritas. A seleção se deu através de entrevista e análise do perfil das candidatas.

“Acredito que o interesse aumentou especialmente depois do lançamento do filme ‘O Renascimento do Parto’, no ano passado, e a abertura de um curso particular de doulas, em João Pessoa”, avalia Elizabete. Em 2013, apenas 26 mulheres se inscreveram. Dessas, apenas nove chegaram ao estágio prático e continuam na instituição como voluntárias, com uma escala de plantão semanal de 12 horas.

O programa Doulas Voluntárias faz parte da política de humanização do parto e nascimento implantada no Instituto Cândido Vargas com o objetivo de facilitar o processo de humanização da assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério imediato. O programa também faz parte das ações do Plano Municipal da Rede Cegonha, que integra o programa do Ministério da Saúde.

Elisabete Alves também esclarece que doula é uma pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como elo entre a equipe de atendimento e a mulher no ambiente hospitalar.

Curso

O curso de Doulas Voluntárias promovido pela PMJP consiste em aulas teóricas, aulas práticas (plantões) e avaliação final. Estão incluídos na formação blocos sobre voluntariado; atividades e funções da doula no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS); assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher; aleitamento materno e a importância de acompanhamento psicológico; e introdução a práticas integrativas no parto.

As aulas teóricas serão ministradas dias 19 e 26 de julho e 2 e 9 de agosto. Já a parte prática está prevista para o período de 18 a 25 de agosto e o início do voluntariado no Instituto Cândida Vargas no mês de outubro.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.