O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto o Irã violaram o cessar-fogo que havia sido mediado por seu governo e que deveria ter entrado em vigor no início do dia. A declaração foi feita antes da viagem de Trump para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Haia.
“Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente não estou feliz com Israel”, disse Trump a repórteres, antes de embarcar.
Pelas redes sociais, o presidente norte-americano voltou a demonstrar insatisfação com a escalada de tensão e fez um apelo direto ao governo israelense para evitar novos ataques aéreos.
“Israel, não jogue suas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação. Traga seus pilotos para casa, agora!”, publicou em seu perfil.
O cessar-fogo, intermediado por Washington, visava conter o aumento das hostilidades entre Israel e Irã. No entanto, confrontos foram registrados mesmo após o prazo para início da trégua, levando Trump a cobrar publicamente ambos os lados.
A expectativa agora é de que o tema seja discutido durante os encontros diplomáticos da cúpula da Otan.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp