Início Geral

Turista desmaia durante passeio em serra; ? o 2? caso do tipo na Para?ba, em cerca de um m

Um turista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após passar mal durante caminhada em uma trilha ecológica na Serra Branca, localizada no município de Vieirópolis, no Sertão a 450 quilômetros de João Pessoa, nesse domingo (27).

De acordo com informações do comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, Carlos Jean Vieira, no município de Sousa, o turista, o estudante Leonardo de Araújo, de 25 anos, que fazia uma caminhada com um grupo numa trilha conhecida como ‘Trilha do Cruzeiro’ não aguentou o percurso e se sentiu mal, chegando a desmaiar. 

Os bombeiros chegaram ao local, que é de difícil acesso, e encontraram o estudante apresentando náusea, vômito e taquicardia. Os colegas contaram que ele teria desmaiado e permaneceu desacordado por cerca de 20 minutos.

“Quando encontramos ele estava com pressão baixa, ofegante e apresentando sintomas de esgotamento físico”, contou o militar. O jovem foi resgatado e levado para o Hospital Regional de Sousa, onde foi atendido e recebeu alta médica ainda no domingo.

De acordo com a equipe que resgatou o jovem, a Trilha Ecológica do Cruzeiro, na Serra Branca, em Vieirópolis é visitada por turistas e é comum grupos fazerem o percurso. A história da trilha, contada por moradores locais diz que o cruzeiro que fica no alto da serra foi construída por um caçador que sofreu um acidente, ficou ferido e teria feito uma promessa de construir um cruzeiro, caso ficasse bom dos ferimentos.

Bombeiros recomendam orientação médica antes da prática de caminhadas

Foto: Bombeiros recomendam orientação médica antes da prática de caminhadas
Créditos: Divulgação/ Corpo de Bombeiros de Sousa 

A Trilha do Cruzeiro é cercada de mata e possui trechos de subida. O jovem que passou mal, conforme os bombeiros, tinha sobrepeso e não estava acostumado a esforços físicos maiores, por isso não teria aguentado o percurso.

O comandante Carlos Jean pediu para que quando grupos de turistas programassem passeios no local, avisassem com antecedência à equipe dos bombeiros para que a corporação pudesse ficar de sobreaviso e pronto para atender qualquer chamado, caso seja necessário.

Outra recomendação foi a de procurar uma orientação médica antes de prática de caminhadas em percursos mais longos como o da Trilha do Cruzeiro, que necessita de um certo preparo físico.

 

Serra Branca, em Vieirópolis, com trilhas para caminhadas ecológicas

Foto: Serra Branca, em Vieirópolis, com trilhas para caminhadas ecológicas
Créditos: Divulgação/ Corpo de Bombeiros de Sousa

Esta é a segunda vez que um turista precisa de ajuda do Corpo de Bombeiros após enfrentar problemas em passeios ou aventuras ecológicas. No final de março deste ano, uma pessoa passou mal enquanto fazia rapel na ‘Pedra da Boca’, no Agreste da Paraíba.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.