Moeda: Clima: Marés:
Início Jornalismo

TV Correio estreia série de reportagens sobre furto de fios, nesta terça-feira (12)

O jornalismo da TV Correio/Record TV, através da série especial e conteúdos educativos e de serviço durante os próximos dias, vai entrar na “Na Trilha do Cobre”

Nesta terça-feira (12), a série ‘Na Trilha do Cobre’, desenvolvida pela equipe de
jornalismo da TV Correio em parceria com a Energisa, companhia que concede
o serviço de energia para todo o Estado da Paraíba. A série é composta por três reportagens. A estreia acontece no programa jornalístico Correio Verdade, às 11h50, com reexibições no Jornal da Correio, às 19h e Correio Cidades, aos domingos, às 10h.

A série mostra os impactos causados pelo furto de fios de cobre, um crime cada vez mais frequente na Paraíba e que somam inúmeros casos. Somente no final do ano passado, em cinco dias, mais de 700 quilos roubados desse metal foram apreendidos no Estado. Quem são as pessoas que roubam esses fios? Por que roubam? Qual a finalidade? O que – ou quem – está por trás desse mercado? Interrupção no fornecimento de energia, sinais de trânsito comprometidos, redes de telefonia inoperantes. São alguns questionamentos que a série vai responder pontualmente.

Os custos e prejuízos desse tipo de ato são altos. Moradores e comerciantes sofrem as consequências. Além disso, essa prática criminosa pode causar acidentes graves para quem a comete. O furto da fiação coloca em risco também o atendimento em locais que não podem ficar sem energia elétrica, como hospitais e postos de saúde.

Nos últimos dois anos, no mercado paralelo, o valor pago pelo quilo do cobre aumentou mais de 100%, nos recicladores irregulares e sucatas desonestas, diante da valorização do dólar, somando à escassez no mercado e alta demanda. Para complicar mais ainda, quando o material é subtraído, dificilmente é identificado.

Prisões já foram feitas, mas são apenas a ponta do iceberg que envolve um crime, com atuação de grupos especializados e receptadores, que compram o material sem comprovação de origem. Reprimir receptadores é a forma mais eficiente de inibir esse comércio ilegal. É preciso uma intensa campanha de conscientização da população, para fortalecer os canais de denúncia às autoridades, e um trabalho de esclarecimento da opinião pública sobre a gravidade desses crimes.

O jornalismo da TV Correio/Record TV, através da série especial e conteúdos
educativos e de serviço durante os próximos dias, vai entrar na “Na Trilha do Cobre”, jogando luzes sobre tudo isso, como só o jornalismo profissional pode iluminar – apontando saídas, incentivando e reforçando a mensagem dos riscos e prejuízos que esses crimes deixam para coletividade.

Através do jornalismo investigativo em parceria com a Energisa, a emissora busca prestar serviço, propondo explicar de uma forma educativa a toda a população como ocorre todo o processo e quais as soluções para a problemática.

Assista toda a programação da TV Correio, inclusive a série “Na Trilha do Cobre”, no canal oficial da TV Correio no Youtube.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.