O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização para o combate ao suicídio. Criada em 2015, a iniciativa surgiu em meio aos altos índices do Brasil no ranking mundial da a Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertou sobre um crescimento de 7% entre 2010 e 2016, na contramão das reduções em outros países.
Os dados contam também sobre quais são os grupos mais afetados, como é o caso do recorte de gênero. Segundo a OMS, no Brasil, os homens se matam mais, e as mulheres tentam mais, além de serem as maiores vítimas de violência autoprovocada.
Com os milhares de casos espalhados pelo mundo ano a ano, especialistas alertam a algum tempo o teor pandêmico do suicídio. Mas em 2020, com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social necessárias para conter a contaminação, atreladas a crise na saúde e na economia, a preocupação de especialistas é que o quadro apenas se agrave.
A instabilidade do momento pode gerar ansiedade e depressão, dois dos principais agravantes em grande parte dos casos de suicídio. E é por isso que o Setembro Amarelo foi escolhido para abordar os cuidados necessários com a saúde mental, bem como a importância de tratar do assunto sem tabu e com responsabilidade coletiva.
Entendendo a importância do tema, a TV Correio lançou uma campanha que promove o cuidado com as pessoas mais próximas nesses tempos difíceis. Na televisão e nas redes sociais, o objetivo é unir as vozes num só objetivo, salvar vidas.