Início Geral

TV paga lidera ranking de queixas do consumidor da Capital

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) registrou 1.944 reclamações entre janeiro e novembro deste ano relativas aos serviços de telefonia móvel, internet e TV por assinatura. Do total, a TV por assinatura lidera o ranking de reclamações do órgão, com 990 registros, seguido por telefonia móvel (787) e serviço de internet (167). Dentre as operadoras de telefonia móvel, a Oi é a campeã de queixas, com 513 reclamações no período na Capital. 

Leia mais Notícias no Portal Correio

Desde ontem, as empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura devem disponibilizar informações sobre as ofertas de serviços de forma padronizada e gratuita, para que o consumidor possa comparar os preços entre as operadoras. A regra está prevista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

Dessa forma, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cada empresa deverá fornecer informações detalhadas sobre os planos da própria operadora, contendo o valor de cada item, a exemplo de interurbano e roaming, para serviços de telefonia móvel, megabyte, para serviços de internet, e canais, para a TV por assinatura. Devem se submeter à nova regra as empresas que tenham mais de 50 mil clientes em todo o País. 

Prazo para guardar ocorrências

Outra norma que entrou em vigor ontem é a ampliação, de dois para três anos, do prazo mínimo para a guarda e o fornecimento de todas as reclamações, pedidos e solicitações feitos pelos clientes às prestadoras de serviços de telecomunicações. Além disso, o histórico das demandas referentes aos últimos seis meses deverá estar disponível para consulta no site da prestadora.

O RGC, que entrou em vigor no dia 8 de julho, trouxe novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Desde o início de sua implementação, algumas empresas entraram na Justiça pedindo para não cumprir as regras estabelecidas.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.