Início Geral

TVs, móveis e plásticos são parte das 9 t de lixo tiradas de esgotos da Grande JP

Cerca de 9 toneladas de lixo são recolhidos pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) na tubulação da Grande João Pessoa, conforme divulgado pela estatal nesta quarta-feira (16). Entre os produtos recolhidos, há desde plásticos até equipamentos eletrônicos. Veja abaixo como descartar sem prejudicar o sistema de esgotos.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a Cagepa, no gradeamento da Estação Elevatória de Esgotos localizada na Avenida Maria Rosa, em Manaíra, são acumulados 70 kg de lixo todos os dias. “Lá a limpeza tem que ser diária. É a maior estação. Se calcularmos o que fica retido nas 66 elevatórias de esgoto da região metropolitana, o número é absurdo”, observou o engenheiro Ricardo César, subgerente de Manutenção de Esgotos da Cagepa.

Como esses objetos maiores vão parar na rede de esgoto é uma incógnita, mas os agentes de manutenção da Cagepa relatam que, em muitos locais, o lixo é entulhado pela população depois que as tampas dos poços de visita (PVs) são furtadas. “No fim das contas, é só uma questão de educação. Porque a conduta errada de uma pessoa acaba prejudicando dezenas de famílias. É quase um ato de vandalismo mesmo”, disse Ricardo César.

“Aquele resto de óleo das frituras jogado na pia das casas que não possuem caixa de gordura vai impregnando as paredes dos canos e formando uma crosta de gordura que, juntando-se a outros detritos, obstrui a rede. É praticamente um ‘infarto’ da tubulação”, explica o subgerente de Manutenção de Esgotos, acrescentando que os locais com maior número de restaurantes e bares, como o Centro e a Orla da Capital, são os com maior registro de ‘coágulos’ de gordura, provenientes do óleo de cozinha.

Como descartar

O descarte de lixo de grande porte em João Pessoa deve ser feito por meio de ação com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A população que precisa descartar móveis, colchões, eletrônicos ou outros materiais grandes e pesados devem entrar em contato pelos telefones 0800 083 2425 (gratuito)/ ou 3214 7634.

A Emlur também vai ao domicilio recolher poda ou metralha devidamente acondicionado (gratuito até duas carroças de burro), além do serviço de recolhimento de animais de grande porte (vivo ou morto).

O que a Cagepa recolhe das redes de esgoto (e que não deveria estar lá):

– Óleo de cozinha (forma placas de gordura nas tubulações)

– Colchões e espumas

– Material eletrônico e pedaços de móveis

– Fraldas, absorventes, filtros de cigarro

– Preservativos, sacolas e garrafas plásticas

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.