Início Geral

UEPB cria portal para registrar placas em formato digital de todas as turmas concluintes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou a criação de um espaço digital para registrar virtualmente os dados das turmas concluintes dos cursos da instituição. O serviço está previsto para ser lançado neste mês de outubro.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Trata-se do Portal Virtual de Placas de Formaturas, que funcionará a partir do período letivo 2016.2 e terá por finalidade reunir e integrar informações sobre as turmas concluintes dos cursos de graduação da UEPB, possibilitando o compartilhamento de fotos e vídeos de diversos momentos vividos pela turma ao longo da sua passagem pela universidade, bem como assegurará o armazenamento de dados das turmas por curso, ano e entrada, dados do curso, dos professores, dos estudantes, dos homenageados, entre outros.

Além disso, o Portal permitirá o contato da UEPB com o seu egresso, servindo como instrumento para conhecer os caminhos trilhados na sua vida profissional, assim como elo entre os atuais estudantes e aqueles que já passaram pela Instituição. O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, ressalta que a criação do Portal das Placas não tem como objetivo substituir a tradicional afixação de placas e, por isso mesmo, não é de uso obrigatório pelas turmas.

O pró-reitor destaca que o Portal foi elaborado a partir da ideia de que o ato contínuo e tradicional de afixação de placas levará, em algum momento, ao esgotamento de espaço nas paredes, além de produzir uma agressão estética ao prédio, considerando que o acúmulo de placas irremediavelmente gera poluição visual e a consequente invisibilidade das mesmas.

“Além de assegurar interatividade, socialização dos momentos marcantes das turmas e acesso universal às informações, o Portal das Placas está em consonância com outros princípios importantes, como a preservação do patrimônio público, com a diminuição da poluição visual nas paredes dos prédios da UEPB; a democratização, considerando que todos poderão usar o Portal em um mesmo padrão, sem custo para a turma, numa mesma plataforma e sem ‘lugares privilegiados’; a economia de recursos financeiros para os estudantes, uma vez que se trata de um site institucional, não havendo ônus para a comunidade acadêmica, entre outros benefícios”, enfatiza o pró-reitor.

No mês de outubro, a UEPB apresentará o Portal das Placas à comunidade acadêmica em geral. As turmas de concluintes receberão comunicado informando a quantidade, configuração das fotos, vídeos e textos escritos, bem como os procedimentos para encaminhar os materiais. 

O Portal das Placas começará a funcionar com a disponibilização das imagens digitalizadas das placas de formatura que estavam fixadas nas unidades anteriores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CEDUC), que foram retiradas dos referidos locais quando houve a transferências dos cursos dos referidos centros de ensino para a Central de Integração Acadêmica, no campus de Bodocongó. Este trabalho de digitalização das placas já existentes.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.