Início Notícias

UFCG terá estacionamento solar; veja como funciona

Um estacionamento solar será construído no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O objetivo é reunir as ideias de aproveitamento dos recursos solares e uma urbanização consciente aliada a pesquisas na área. Desenvolvido numa parceria entre os departamentos das engenharias Elétrica e Química e a Prefeitura Universitária (PU), o estacionamento solar será construído em frente ao Laboratório de Sistemas de Potência (LSP), no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), campus sede.

O empreendimento será composto por 28 placas fotovoltaicas de 260 watts, totalizando um sistema de 7,28 quilowatt (kW). “O foco do projeto é dar suporte para a realização de pesquisas na área de energia fotovoltaica. Além disso, o espaço disponível será aproveitado, seguindo a tendência mundial de agregar valor ao ambiente, com uma urbanização energeticamente eficiente e consciente”, explica a professora Núbia Silva Dantas Brito, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE).

A iniciativa também faz parte das obras de urbanização da Reitoria da UFCG, iniciadas em 2016. Entre as ações implementadas estão a criação de novas rampas de acessos, com a reconstrução de calçadas e escadarias, além de uma ampla reforma nos estacionamentos e corredores.

Segundo o professor Romildo Brito, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), a meta é que o estacionamento solar esteja funcionando já em julho deste ano. “Estamos dependendo apenas do serviço de calçamento, a cargo da Prefeitura Universitária. Os demais equipamentos já foram adquiridos e estão em fase de montagem”, diz.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.