Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Mostra exibe filmes sobre atuação feminina nas Artes Visuais

O Cinema Aruanda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) exibe, entre esta segunda (2) e a sexta (6), cinco documentários sobre a atuação feminina nas artes visuais. O evento faz parte da Semana das Mulheres Artistas na UFPB e evidencia a trajetória do universo feminino na pintura, escultura e nas artes plásticas por meio de produções cinematográficas de mulheres.

De acordo com o organizador do evento, professor Gabriel Bechara Filho, será uma semana dedicada às produções femininas diante do Dia Internacional das Mulheres, que é celebrado no mundo inteiro em 8 de março. “Vamos focar nas obras de artistas visuais, notadamente as pintoras e escultoras, por meio de filmes recentes e produzidos fora do Brasil sobre o papel da mulher na história da arte. Algo que tem sido valorizado hoje em museus e cinemas”, destaca.

Segundo o professor Bechara, a abordagem do evento trará nomes pouco conhecidos para proporcionar visibilidade aos pesquisadores e profissionais do campo das artes. “Resgataremos artistas esquecidas e que foram subestimadas, mas são relevantes na história da arte. Preocupamos-nos em trazer esses filmes para que o público conheça, direcionando especialmente a pesquisadores que trabalham com a temática”, enfatiza.

Leia também:

O professor afirma ainda que os filmes focam, basicamente, artistas de renomes do período da renascença até a arte moderna.“As abordagens contemporâneas ficaram de fora, porque não conseguimos disponibilizar, neste momento, produções que se encaixassem no propósito. Mas em outras mostras podem ser incluídas, especialmente de artistas de outros lugares que não só Europa e Estados Unidos”, argumenta.

Programação

  • Dia 02/03 – 19h às 21h: “Mulheres pintoras, quatro séculos de luta”. Filme de Manuelle Blanc. 2015. Áudio em francês. Legendas em português.
  • Dia 03/03 – 19h às 21h: “Sculptrices ni muses, ni modeles”. Filme de Emilie Valentin. 2018. 52min. Versão francesa, legendas em inglês.
  • Dia 04/03 – 19h às 21h: “Impressions Morisot”. Filme de Monique Quintart, 2016. 52 min. Legendas em espanhol.
  • Dia 05/03 – 19h às 21h: “4 X Paris: Paula Modersohn Becker”. Filme de Corinna Belz. 2016. Áudio em francês, legendas em inglês.
  • Dia 06/03 – 19h às 21h: “Peggy Guggenheim. La collectionneuse”. Filme de Lisa Immordino Vreeland. 2015. 1h36min. Áudio em inglês, legendas em francês.

Comentários

Homero Bittencourt disse:

Bela iniciativa! Parabéns à UFPB e ao Prof. Gabriel Bechara, figura notável que não vejo desde os idos das décadas 60/70 no antigo Ginásio de Aplicação da UFPE

Lícia Maia disse:

Exceletente iniciativa. Parabéns Gabriel!!!

Antônio Jorge Araújo disse:

Excelente iniciativa do professor Gabriel Bechara Filho e uma boa forma de celebrar o dia Internacional da mulher. Gabriel é nosso amigo e ex-colega do Colégio de Aplicação da UFPE. Parabéns!

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.