Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

UFPB faz atendimento psicológico gratuito no Centro de JP

O projeto ‘Plantão Psicológico na Lagoa’, desenvolvido pelo Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica (Naepsi), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a ADUFPB e a Assessoria de Extensão do CCHLA/UFPB, oferece escuta para população, nesta terça-feira (20), no Parque Solon de Lucena (Lagoa), em João Pessoa.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer acolhimento emergencial às pessoas, em situação de vulnerabilidade emocional, que não têm acesso ao serviço. Além disso, por configurar-se em Projeto de Extensão, o ‘Plantão Psicológico na Lagoa’ visa expandir os serviços prestados pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB para além dos muros da Universidade.

De acordo com a coordenadora e supervisora do projeto, a Profa. Dra. Sandra Souza da Silva, as escutas serão realizadas no período das 10h às 13h em duas terças-feiras, dias 20 e 27 deste mês – que é também o mês do Psicólogo. “O Plantão Psicológico na Lagoa representa uma modalidade de acolhimento psicológico emergencial, aberto à comunidade, com a perspectiva de atenção ao sofrimento humano”, explicou Sandra Souza.

Sobre o projeto

O ‘Plantão Psicológico na Lagoa’ é desenvolvido por alunos de psicologia do Naepsi desde 2011, com supervisão da Profa. Dra. Sandra Souza e outros psicólogos vinculados, em espaços como escolas públicas municipais e estaduais, bem como na sede do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Desde 2016, todavia, o Plantão atua na Clínica-Escola de Psicologia da UFPB, todas as quartas-feiras, das 8h às 16h.

No entanto, o atendimento não substitui a psicoterapia e se constitui como espaço privilegiado para acolhimento das angústias e sofrimento psíquico, no campo da saúde mental.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.