Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

UFPB integra organização de desenvolvimento da ONU

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se tornou uma das 600 instituições que integram a Sustainable Development Solutions Network (Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre), uma organização para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A rede on-line tem o objetivo de mobilizar conhecimentos científicos e tecnológicos para promover soluções práticas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coleção de 17 metas globais para melhorias sociais e econômicas, e do Acordo Climático de Paris, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2º C. Ambos são de 2015.

“Nos últimos anos, a UFPB tem tentado alinhar algumas das suas atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Submetemos relatórios e documentos para comprovar nossa capacidade e fomos aceito”, afirmou o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB Henrique Menezes.

Segundo o gestor, na plataforma, é possível criar grupos de trabalho, a fim de divulgar atividades acadêmicas, buscar ações de interesse e compartilhar experiências.

Com a entrada da UFPB na rede, Henrique Menezes contou que as iniciativas terão o intuito de fortalecer a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável na UFPB, um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, também elaborada em 2015 pela ONU.

Além disso, a atuação da instituição tentará fortalecer as sinergias de pesquisas dentro da própria universidade e, em parceria com a Agência UFPB de Cooperação Internacional, fomentar cooperações internacionais, captação de recursos e desenvolvimento de outras redes internacionais.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.