Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

UFPB realiza curso de línguas e sistemas de escrita de sete idiomas

Aulas vão de 23 de março a 25 de maio e serão no formato online
UFPB
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

Proporcionar uma introdução descritiva a novos idiomas por meio da apresentação de diferentes sistemas de escrita – esse é o objetivo do curso “Línguas e Sistemas de Escrita: Árabe, Chinês, Finlandês, Francês, Inglês, Japonês e Russo”, ofertado pelo programa de extensão do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL-CCHLA).

As aulas serão realizadas, semanalmente, às quartas-feiras, das 14h às 17h, entre os dias 23 de março e 25 de maio. Todas as aulas serão síncronas online, por meio da plataforma Google Meet, e totalizam uma carga horária de 30h. 

O coordenador do curso, Prof. Magdiel Medeiros Aragão Neto, esclarece que, embora os inscritos aprendam, em um nível introdutório, a ler e escrever algumas palavras e pequenas frases, o foco do curso será na descrição e explicação de alguns aspectos linguísticos de tais idiomas e seus respectivos sistemas de escrita.

“Vamos trabalhar muito a questão da escrita de algumas línguas, demonstrar como funciona o alfabeto e algumas questões gramaticais e linguísticas. Vamos mostrar que os verbos não funcionam de maneira igual, por exemplo, no árabe, se um verbo for usado no gênero feminino ele tem concordância de gênero, no português não existe isso”, explicou o docente.

De acordo com o docente, um curso como esse oferece a oportunidade do participante ter uma noção de como é a língua para depois escolher em qual se aprofundar, seja nos cursos de idiomas oferecidos pela UFPB ou nos cursos fora da Universidade. Uma das motivações para a oferta do curso foi o projeto de pesquisa interlinguístico realizado pelo professor Magdiel Medeiros Neto, no qual compara o sistema pronominal e substantivos de 12 diferentes línguas.

Magdiel destaca ainda a relevância de um curso da UFPB chamar a atenção para a diversidade linguística não só dentro da língua portuguesa, mas entre as diversas línguas, tanto nos sistemas de escrita como na diversidade cultural, haja vista que não se pode estudar um idioma dissociado dos aspectos culturais.

“Para a UFPB isso acaba tendo uma relação com a internacionalização, levar as pessoas a pensarem um pouco mais além da própria realidade em termos linguísticos e culturais, e funciona como um estímulo a pessoas conhecerem línguas e sistemas de escrita que elas não estão habituadas, como é o caso do finlandês, pouco falado no Brasil”, disse o professor.

Os interessados em participar do curso devem realizar as inscrições através da página no Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa), até o dia 21 de março. Estão disponíveis 70 vagas.

Confira a programação do curso:

23 de março- Árabe.

30 de março- Finlandês

06 de abril- Francês

13 de abril- Inglês

20 de abril- Chinês (Mandarim)

27 de abril- Japonês

04 de maio- Russo

11 de maio- Tipologia dos Sistemas de Escrita

18 de maio- Tipologia Linguística

25 de maio- Estudo comparativo com o português

Palavras Chave

EducaçãoUFPB

Comentários

Jeová Luiz Alberto de Andrade disse:

Que fazer pra participar deste curso???

Leila Tavares Costa disse:

Quero fazer aprender frances

Salene Maria Martins Benício disse:

O Inglês abre várias oportunidades em diversas áreas porque é uma língua universal.

Salene Maria Martins Benício disse:

Cursos bons para ajudar no currículo

Izabel disse:

Maravilhosa a iniciativa, mas o horário…

Cristina Araripe Fernandes disse:

Gostaria de participar da próxima edição. Infelizmente, já tenho aula às quartas-feiras no mesmo horário neste semestre. Devo me cadastrar no sigaa?

María Aurineide Vieira Nóbrega disse:

Não tem espanhol?

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.