Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

UFPB, UFCG e IFPB retomam aulas nesta segunda (1º) após greve

Paralisação de docentes e servidores durou mais de 80 dias, afetando o calendário acadêmico das instituições
ufpb
(Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

As universidades e institutos federais da Paraíba vão retornar às aulas nesta segunda-feira (1º), após o fim da greve dos professores e servidores técnicos administrativos. A paralisação nacional durou 86 dias e afetou as atividades da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande e do Instituto Federal da Paraíba.

A greve terminou na última quinta-feira (27) após um acordo entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Técnológica (Sinasefe) com governo federal.

UFPB

De acordo com a Pró-reitoria de Graduação, as aulas do período 2024.1 dos docentes que aderiram à grave retornam nesta segunda (1º). Já as atividades dos professores que não participaram da paralisação seguem normalmente.

Na próxima quinta-feira (04), haverá uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB (Consepe) para ser avaliada uma proposta de reposição das aulas dos componentes curriculares afetados pelo movimento grevista.

UFCG

As aulas referentes ao período letivo 2024.1 serão retomadas nesta segunda (1º), nos campi Campina Grande, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Já no campus Cajazeiras serão retomadas as atividades do período 2023.2.

De acordo com a instituição, posteriormente, serão publicados os calendário acadêmicos retificados.

IFPB

No maior campus do IFPB, em João Pessoa, as aulas retornam nesta segunda-feira (1º). De acordo com a Pró-reitoria de Ensino, os outros 20 campi poderão decidir quando voltam às suas atividades e como será redefinido o calendário acadêmico.

Nesta semana, a gestão do IFPB vai se reunir com o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB) para avaliar um conjunto de diretrizes para o retorno das aulas.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.