Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

UFPB utiliza programa acadêmico gratuito para qualificar estudantes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aderiu ao programa acadêmico da Qlik, empresa líder do mercado em análise de dados. Por meio de uma plataforma online com materiais, treinamentos e ferramentas gratuitas, o projeto tem como objetivo auxiliar na formação de estudantes para que saibam ler, analisar, utilizar e comunicar dados.

Cada vez mais as universidades são desafiadas a construírem uma grade curricular inovadora que busque formar estudantes aptos a acompanharem os avanços tecnológicos. Hoje, o volume, velocidade e variedade dos dados, fazem com que muitas pessoas não possuam competências para extrair todas as informações necessárias para tomada de decisão nas organizações. “Buscamos ajudar, seja o estudante ou o profissional, a refinar esses dados e extrair subprodutos que façam mais sentido para serem utilizados na sua realidade”, explica Luis Picinini, diretor de alianças e canais da Qlik.

O programa acadêmico, que já atendeu estudantes espalhados por 1.630 instituições de ensino em 86 países, foi implementado na UFPB em 2016 e passou a fazer parte da disciplina Sistemas de Informação e Decisão, obrigatória para os cursos de administração e ciências da computação. Desde então, 350 alunos da graduação já frequentaram as aulas.

“A universidade se beneficia ao ter acesso a tecnologias atuais e competitivas, sem requerimentos de infraestrutura ou custos para a instituição, docentes e alunos”, destaca Pedro Jácome de Moura Jr., professor da UFPB. “Alunos de outros cursos de graduação têm se matriculado na disciplina como componente optativo, como é o caso dos cursos de gastronomia e gestão Pública”, complementa.

Ao habilitar professores e alunos com dados e análises, o programa promove uma experiência de aprendizagem voltada para o mercado de trabalho, fornecendo ferramentas e recursos que permitem o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico dentro de cada disciplina acadêmica. “A UFPB tem a missão de formar e entregar à sociedade profissionais aptos a atenderem às novas demandas. Quando a universidade emprega conceitos e tecnologias que endereçam problemas e contextos atuais, ela alcança em grande medida a sua missão”, finaliza professor Jácome.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.