Moeda: Clima: Marés:

Última rodada da Série C 2023: o que pode acontecer?

Foto de Pixnio

A Série C do Brasileirão 2023 chegou à sua última rodada, e dos oito times que estão na segunda fase, só um já está garantido na Série B e, por conseguinte, na grande final – outros seis ainda seguem vivos, e um já foi eliminado.

O clube garantido na final e na Série B 2024 é o Brusque, enquanto que o time eliminado é o Botafogo-PB. Ainda assim, ambos entram em campo no fim de semana podendo mexer seriamente na tabela, acesse o link e saiba sobre como dar seus palpites nos próximos jogos.

Grupo A

À exceção do já promovido Brusque, os outros três times do Grupo A têm muito com que se preocupar. As equipes são, na ordem da tabela: São Bernardo (7 pontos), São José (5 pontos) e Operário (4) pontos.

O Brusque, que tem pontuação de 12 e não pode mais ser alcançado, recebe o São José em sua casa, enquanto que o Operário, lanterna do grupo e precisando de combinação de resultados, abre as portas do seu estádio em Ponta Grossa para receber o São Bernardo.

A situação mais tranquila é a do São Bernardo, que se vencer sobe à Série B, simples assim. Se empatar ou perder, o time sobe caso o São José não ganhe do Brusque. A probabilidade mais complexa acontece se o São José vencer o Brusque por três gols de diferença e o Bernô empatar – aí o critério passa a ser gols feitos, porque as equipes teriam mesma pontuação e mesmo saldo.

Para o São José, é preciso vencer o Brusque pelo máximo de gols possível e torcer para o Operário ganhar do São Bernardo ou, se seu saldo melhorar bem, por um empate. Já para o Operário, por fim, time com as chances mais remotas, é imperativo não só ganhar do São Bernardo, como também que o São José não vença o Brusque. 

Grupo B

A situação no Grupo B é igualmente complexa. Ao invés de um time já classificado, aqui existe um já eliminado, o Botafogo-PB, e três brigando por vaga: Paysandu (10 pontos), Amazonas (9 pontos) e Volta Redonda (7 pontos).

O time em situação mais confortável é o Amazonas, que recebe o Botafogo-PB em sua casa. Tirando um surto de franco-atirador do Belo, o time de Manaus não tem muito com o que se preocupar; uma vitória simples, independentemente do resultado outro duelo, classifica o time.

Já o jogo Volta Redonda x Paysandu tem tudo para ser bem mais tenso. Se o Voltaço vencer em casa, empata com o próprio Papão em pontos, mas precisaria tirar quatro gols de saldo para ficarem em pé de igualdade. Já o Paysandu joga pelo empate, mas se classifica até mesmo perdendo, caso o Botafogo-PB vença o Amazonas.

Botafogo-PB: o fim de temporada do Belo

O sonho do Belo de chegar à Série B, o que não acontece desde 1989, via ter que ficar para a próxima temporada. O time conseguiu se classificar à segunda fase da competição terminando a fase inicial em 6º, mas dali em diante as coisas desandaram.

Embora tenha vencido o primeiro jogo, contra o Amazonas, em João Pessoa, depois disso o Botafogo só conheceu derrotas, tendo perdido para Paysandu e Volta Redonda nos quatro jogos que fez, em casa e fora. Desta maneira, o time paraibano entra na última rodada, para enfrentar de novo o Amazonas, agora em Manaus, já matematicamente eliminado.

O mais natural é imaginar que, após o jogo no Amazonas, uma boa parte do elenco saia do time, e mesmo o emprego do técnico Surian não está garantido. A equipe, porém, não pensa nisso agora, e quer apenas cumprir tabela com honra antes de começar a projetar o que será a temporada de 2024.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.