Moeda: Clima: Marés:

Uma visão geral sobre o medidor de vazão, seus tipos e aplicações

O que é um medidor de vazão?

Um medidor de vazão, é uma ferramenta precisa que avalia a taxa de fluxo de gás (ou fluxo de líquido) de um tubo. Embora existam 4 tipos de medidores importantes para medição de vazão, aqui estão 3 recursos para decidir a vazão:

1. Os medidores de deslocamento positivo acumulam um volume de fluido concentrado e assim liberam e enchem novamente o gás ou líquido. E então, calcule quantas vezes a capacidade é preenchida para testar o fluxo.

2. Ao avaliar a taxa de fluido sobre uma área reconhecida, pode-se verificar o fluxo.

3. Diferentes métodos dependem das forças do fluxo à medida que ele supera um ponto de estrangulamento reconhecido e conta indiretamente o fluxo.

Tipos de medidor de vazão:

Existem muitos tipos de medidores de vazão, mas os mais utilizados são:

1. Medidor de vazão de pressão diferencial:

Possui placa de orifício. Funciona através de um tubo Venturi com bocal de fluxo de alta pressão.

2. Medidor de vazão de deslocamento positivo:

Esses tipos de medidores de vazão são geralmente usados em medidores de pistão, medidores de engrenagens ovais e medidores de palhetas rotativas.

3. Medidor de fluxo de massa:

Um medidor de vazão mássica é uma ferramenta utilizada para avaliar a vazão mássica de um líquido, que é a quantidade de massa (geralmente em quilos) que passa sobre um ponto específico em um arranjo por unidade de tempo (geralmente em segundos).

Como funciona o medidor de vazão?

Como o gás é comprimido, é difícil medir com precisão o fluxo de gás. À medida que a temperatura aumenta, as partículas de gás se afastam. Por outro lado, à medida que a pressão aumenta, as partículas de gás se aproximam.

A maioria dos medidores de vazão de gás avalia o fluxo de gás em circunstâncias operacionais reais. Essa taxa de fluxo é ACFM (pés cúbicos reais por minuto). Ao mesmo tempo, é mais significativo afirmar que o ajustador corrige a taxa de fluxo para uma pressão e temperatura específicas. Essa taxa de fluxo alinhada é frequentemente conhecida como STP (atmosfera e temperatura padrão) e geralmente está em unidades de SCFM (pés cúbicos básicos por minuto).

Por esta razão, a maioria dos medidores de vazão de gás precisa de correção de pressão e temperatura para alterar a taxa de fluxo das circunstâncias operacionais (ACFM) para as condições padrão (SCFM).

Aplicações do medidor de vazão:

Os medidores de vazão ajudam a facilitar diferentes finalidades; Simplesmente neste local existem cenários onde um medidor de vazão pode ser incorporado a um transformador de corrente para aplicações específicas. Um transformador de corrente é comumente usado para avaliar a corrente elétrica, embora um medidor de vazão seja usado para avaliar a vazão de fluido ou gás. Aqui estão algumas aplicações onde um medidor de vazão pode ser usado em conjunto:

1. Supervisão energética em sistemas de fluidos:

Um medidor de vazão pode permitir a supervisão geral da energia em arranjos de fluidos. Ao avaliar a vazão do fluido e a corrente utilizada pela bomba ou motor, você poderá descobrir o uso da energia do sistema.

2. Aplicações industriais de check-in de processos:

Em procedimentos industriais onde tanto o fluxo de fluidos como o consumo de eletricidade são parâmetros vitais, a incorporação de um medidor de vazão pode propor uma solução perfeita para verificações de procedimentos. Esta combinação fornece supervisão e controle em tempo real do fluxo de fluido e da eletricidade associada.

3. Supervisão de eficiência do sistema HVAC:

Os sistemas HVAC (sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado) geralmente envolvem bombas e ventiladores de circulação de fluidos. Usando um medidor de vazão e um transformador de corrente juntos, você pode supervisionar a eficiência do arranjo em termos de circulação de fluidos e consumo de energia.

4. Tratamento de água e efluentes:

Os medidores de vazão são geralmente usados em estações de tratamento de água e águas residuais para supervisionar o fluxo de fluidos. Nos locais onde as bombas são afetadas, a incorporação de um transformador de corrente pode auxiliar na avaliação da eficiência energética do esquema de bombeamento.

5. Sistemas de refrigeração de data centers:

Nos data centers, os sistemas de resfriamento geralmente afetam a circulação de água fria ou de diferentes fluidos de resfriamento. Ao misturar um medidor de vazão com um transformador de corrente, os manipuladores do Data Center podem supervisionar a operação do sistema de refrigeração e o uso de energia ao mesmo tempo.

Nessas aplicações de medidor de vazão, o objetivo é obter um aspecto holístico do sistema, avaliando tanto a dinâmica dos fluidos quanto os parâmetros elétricos vinculados. Esta abordagem incorporada pode levar ao melhor controle, otimização e eficiência energética em diferentes ambientes industriais e básicos.

​Como você pode manter a eficiência do medidor de vazão?

Todo medidor de vazão precisa de manutenção. Algumas tecnologias, no entanto, podem precisar de mais manutenção do que outras. O tipo de fluido a ser avaliado pode ter um impacto importante nos requisitos de manutenção. Gases de procedimento puros em ambientes benignos da planta terão, em sua maioria, menos efeito em um medidor de vazão do que gases residuais imundos.

Alguns projetos de alguns metros precisam de menos limpeza ou são mais confortáveis de limpar do que outros. Por exemplo, medidores tipo inserção de montagem superior com glândulas de compactação podem ser rapidamente retirados do tubo sem encerrar o procedimento, limpos in situ com ar comprimido e depois retornados ao serviço.

Palavras finais:

Consequentemente, os medidores de vazão são amplamente utilizados para seus propósitos e aplicações. O medidor de vazão possui estilos diferentes para que você possa usá-lo corretamente. Precisa de pouca manutenção, mas é necessária com certeza.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.