Moeda: Clima: Marés:

Unimed JP inova e passa a oferecer terapias holísticas para os clientes

Manter corpo e mente em harmonia é um desejo comum à maioria das pessoas, principalmente depois que a pandemia de covid-19 abalou o mundo. Para alcançar este resultado, no entanto, é preciso entender que, muitas vezes, a qualidade de vida surge de dentro para fora. As terapias holísticas, também chamadas de práticas integrativas, são fundamentais para a busca desse equilíbrio.

Maior plano de saúde da Paraíba, com 160 mil clientes, a Unimed João Pessoa inovou e, esta semana, passou a oferecer terapias holísticas gratuitamente para os beneficiários por meio do Projeto Harmonize, lançado sexta-feira (8). As atividades incluem ioga – uma das práticas integrativas mais antigas do mundo -, biodança, dança circular e oficinas de ventosaterpia e de autocuidado. Elas estão sendo realizadas no Espaço Vida, centro de terapias e reabilitação da Unimed João Pessoa.

A finalidade do Harmonize é estimular que as pessoas voltem o olhar para si de modo a restaurar o equilíbrio interior. Tudo acontece por meio de técnicas que estimulam o contato com a natureza e a consciência de cada pessoa sobre sua individualidade, mas também sobre sua importância para o coletivo. A biodança, por exemplo, valoriza, segundo os terapeutas, cinco campos muito importantes para a totalidade do ser: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência.

EQUILÍBRIO E PREVENÇÃO

Baseadas em conhecimentos tradicionais, as terapias holísticas são capazes de auxiliar na prevenção e tratamento de diversas doenças. “As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), validadas nacionalmente pelo Ministério da Saúde, podem ser aliadas no campo da promoção da saúde e prevenção do adoecimento mental”, explicou Júnior Menezes, coordenador de Saúde Mental da Unimed João Pessoa. De acordo com ele, elas favorecem, ainda, o controle da hipertensão e de fatores de risco para doenças cardiovascularesdiabetes, obesidade e condições crônicas frequentes na população adulta.

As terapias também promovem o equilíbrio nos campos psíquico, social e espiritual. Júnior Menezes informou que o Projeto Harmonize foi estruturado a partir do propósito da Unimed João Pessoa, que é “promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”. “No campo da atenção primária, é fundamental o reconhecimento, fomento e normatização das práticas integrativas enquanto estratégia de cuidado à saúde, integrando-se e auxiliando a medicina convencional”, disse, reforçando que os resultados são cientificamente comprovados.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Harmonize, os beneficiários devem agendar o atendimento na área do cliente do Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente). Para cada prática, é formada uma turma e os dias e horários estão disponíveis no próprio painel de agendamento. Os atendimentos também podem ser agendados através do aplicativo Unimed JP, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.