Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Unipê contribui no enfrentamento à Covid-19 na Paraíba

Conteúdo patrocinado. Para fortalecer seu papel social, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê desenvolve há anos diversas ações que contribuem com o desenvolvimento da população paraibana. Hoje, com a pandemia pela Covid-19, a Instituição reforça o seu compromisso e tem auxiliado no enfrentamento da doença na Paraíba.

Desde o início da quarentena em João Pessoa, o Unipê realiza ações com as Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, além do Hospital Padre Zé, que são parceiros da Instituição.

No rol de ações, recentemente emprestou para a UPA Oceania e para o novo Hospital Prontovida seus simuladores para o treinamento de ventilação mecânica das equipes de referência no atendimento de pacientes com a Covid-19, em João Pessoa. Os treinamentos são realizados pelos profissionais de cada serviço. Ao Prontovida, ainda, a Instituição emprestou nove camas “fowler” (articuláveis, indicadas para repouso e tratamentos dos pacientes em hospitais e clínicas) e um ventilador pulmonar.

“Gostaria de agradecer toda disponibilidade do Unipê em emprestar simuladores para que pudéssemos realizar uma capacitação de ventilação mecânica para os profissionais da Upa Oceania, reitero a importância dessa relação entre as instituições e o fortalecimento do vínculo para que possamos produzir saúde em todos os níveis”, declarou a diretora-geral da UPA Oceania, Thatiany Monteiro.

A maior parte dos equipamentos é destinada às unidades de referência no atendimento a pacientes com Covid-19. “É sabido que há uma carência de equipamentos respiradores em todo o país e poder contribuir com este momento demonstra o fortalecimento do papel social do Unipê”, comenta a coordenadora de Estágio Institucional Profa. Giselly Lima, que afirma: a relação com as Secretarias tem se revelado mais consolidada.

As ações são definidas conforme a necessidade dos serviços e a capacidade de o Unipê contribuir. Até agora, já emprestou: um ventilador pulmonar e um monitor multiparamétrico para o Hospital Padre Zé; dois ventiladores e quatro monitores para o Hospital Santa Isabel; dois ventiladores para o Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, além de simuladores para o Santa Isabel e o Hospital Municipal Valentina.

A Instituição doou quase mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Secretaria Municipal de Saúde, entre eles, óculos de óculos de proteção, sapatilhas descartáveis, toucas descartáveis e luvas nitrílica e de látex. Ainda, o LabCriativo do Unipê, em parceria com a Corteex Cortes Especiais, produziu 50 protetores faciais e os doou aos serviços de referência. Administrado com a Corteex, ele fica localizado no Campus e possui máquinas como impressora 3D, cortadora à laser, frisadora e outros equipamentos de corte em bancada. Ele atende as comunidades externa e interna com serviços de planejamento, criação e desenvolvimento de prototipagem.

“O empréstimo dos equipamentos e simuladores, a doação de protetores faciais e outras ações demonstram o compromisso do Unipê com a sociedade. Nós nos solidarizamos também com todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Muitos deles nossos ex-alunos”, pontua Giselly.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.