Início Geral

Unipê sedia Encontro Regional de Iaido

Difundir na região a prática do Iaido, uma disciplina de esgrima japonesa. Este é o objetivo do Encontro Regional de Iaido, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O evento reunirá kenshis (iaidocas) dos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Entre os destaques do evento estarão dois dos brasileiros mais graduados do mundo no Iaido, Alexandre Pereira e Gustavo Gouveia, que são 5dan. Alexandre é residente do Japão e pratica Iaido há mais de 15 anos.

Leia mais notícias de Esporte no Portal Correio

O evento é aberto para pessoas de qualquer idade assistirem as atividades, mas só poderão participar quem é praticante. O Encontro acontecerá no Hall do Auditório Unipê, onde serão realizadas as práticas. No dia 12 as atividades estão divididas nos períodos da manhã e da tarde. Já no dia 13 o Encontro acontecerá no período da manhã com encerramento às 13h.

O professor Márcio Medeiros, professor da extensão em Kendo e Iaido do Unipê, explicou que o Iaido é dividido em duas formas de prática: no estilo padrão, definido pela Federação Japonesa de Kendo, e o Koryu, de tradição secular no Japão, de linhagem de samurais e que tem vários estilos. “O nosso estilo de Koryu é o Muso Jikiden Eishin Ryu, estilo específico de uma linhagem de um clã japonês”, disse.

“O Iaido é uma disciplina onde você usa a espada de forma específica. O princípio é que a espada vai estar sempre embainhada. Então você responderia um ataque, uma agressão, a partir de uma reação, diferentemente do Kendo, que é um embate declarado”, finalizou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.