Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Unipê segue missão de transformar vidas em João Pessoa

No aniversário da capital, Reitora do Centro Universitário de João Pessoa reflete como a Instituição contribui para o desenvolvimento da cidade e do estado
Campus do Unipê em João Pessoa. Créditos: Unipê.

Mais um ano vem se somar à idade de João Pessoa, que completa 439 anos neste 5 de agosto.  E o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) comemora e se orgulha de fazer parte da história da capital paraibana – e de como essa história faz parte do Unipê. A Reitora, Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa comenta sobre esse sentimento e dessa relação em prol do constante desenvolvimento de João Pessoa e da Paraíba.

“Carregamos o orgulho pessoense no nome da nossa Instituição, Centro Universitário de João Pessoa. Contribuímos diretamente com a cidade ao formar profissionais transformadores de suas realidades, com uma estrutura de qualidade, tecnologia de ponta e educação de excelência. Isso faz parte do nosso compromisso e da nossa missão institucional. Para isso, contamos com a confiança expressada na relação que temos com toda a comunidade pessoense, que se beneficia dos nossos serviços diversos e da oferta de espaços de lazer, cultura e esporte, fatores indispensáveis para o desenvolvimento pleno e saudável da nossa sociedade”, comenta Mariana.

Fundado 21 de junho de 1971, o Unipê completou 53 anos neste ano e, ao longo de sua existência, realizou o sonho da graduação de paraibanas, paraibanos e pessoas de outros estados brasileiros. Até hoje, a Instituição formou mais de 50.000 mil profissionais, que atuam por uma João Pessoa e uma Paraíba cada vez melhores.

Para que isso ocorra, o Centro Universitário integra o processo de ensino-aprendizagem com as funções acadêmicas de pesquisa e extensão, que orientam as ações institucionais para assegurar a melhor formação integral aos seus alunos.

Reitora do Unipê Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa. Créditos: Unipê.

“Trata-se, também, da união entre uma sólida formação ética, o compromisso com o desenvolvimento regional e a promoção do bem-estar coletivo, refletindo diretamente no desenvolvimento humano e social da capital e do estado”, pondera Mariana.

Compromisso com a comunidade e o seu entorno

A promoção de um bem-estar coletivo perpassa uma série de questões dentro da academia. Desde a produção do conhecimento científico até a formação de profissionais e a realização de serviços destinados à comunidade. Quanto a esses, o Unipê é referência em João Pessoa e no estado.

Dentre eles estão os diversos serviços ofertados nas clínicas-escolas que englobam atendimentos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Odontologia, e as diversas modalidades esportivas proporcionadas no Complexo Poliesportivo de Educação Física. Os serviços de saúde se expandem em hospitais públicos com os quais o Unipê possui relacionamento exclusivo.

O Complexo de Práticas Jurídicas do curso de Direito oferta serviços através dos escritórios de Prática Jurídica existentes na avenida João Machado, além de dois escritórios na Justiça Estadual, e um para a Justiça Federal. Para o primeiro, parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), os estudantes atuam em dois Juizados Especiais Cíveis. Já no Escritório de Prática Jurídica Federal do Unipê na Justiça Federal de Primeira Instância na Paraíba (JFPB), atendem pessoas que não têm condições de arcar com as despesas de um processo jurídico no âmbito da Justiça Federal.

A Justiça do Trabalho e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) também são parceiras do Unipê, disponibilizando vagas de estágios, além da Secretaria de Segurança Pública que, por meio de convênio, também recebe estudantes estagiários em delegacias especializadas da Central de Polícia.

Ainda através do Unipê, um projeto de extensão com mais de 20 anos fortalece a relação da academia com a comunidade: o Centro de Atendimento Jurídico Popular (CAJUP) dá assistência e orientação jurídica à população que mais precisa desses serviços.

A Instituição ainda oferta para a população o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), o Coral Unipê, enquanto incentivo cultural, e, dentre outros das demais áreas, os projetos Fábrica de Software e Apoio à Inclusão Digital.

Lago da Instituição, em João Pessoa, é um exemplo da valorização do verde no campus. Créditos: Unipê.

A Instituição mantém hoje diversos convênios existentes com ONGs, empresas e parcerias com instituições internacionais para intercâmbio. “Isso permite que sejam prestados gratuitamente à população, por meio de suas clínicas-escolas e dos mais de 100 projetos de pesquisa e extensão, alguns com mais de 10, 15, 20 anos de existência, mais de 100 mil atendimentos ao ano gratuitamente à comunidade”, diz Mariana.

Dessa forma, o Unipê mantém seu compromisso com a responsabilidade social e de inclusão, traduzidos na oferta de serviços que são referência em João Pessoa há anos e que são parte de projetos de pesquisa e extensão e de estágios curriculares obrigatórios para a formação profissionais.

Indo além desses feitos na capital paraibana, as cinco décadas de história e reconhecimento do Unipê contribuem com o desenvolvimento de Campina Grande e seu entorno por meio do seu Polo EAD na segunda cidade mais populosa da Paraíba. O retorno à Rainha da Borborema ocorreu em 2021, contando com o Conceito Institucional EAD máximo (5), segundo o MEC.

Qualidade acadêmica

A qualidade acadêmica do Unipê pode ser corroborada a partir dos índices divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), além de avaliações como o Guia da Faculdade. Com o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC de 2023, o Unipê conquistou conceito 4, numa escala de 1 a 5, o que reforça sua excelência.

O IGC, divulgado anualmente, permite conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma mesma instituição de ensino.

Já no último Guia da Faculdade, 14 cursos de graduação do Unipê receberam 4 estrelas. São eles: Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Medicina, Nutrição, Psicologia e Redes de Computadores.

Transformando vidas e realizando sonhos

Quem comenta sobre a qualidade do Unipê é Emilly Souza, natural de Teixeira (PB) e estudante do 4º período do curso Medicina, que veio de escolas públicas para se graduar na Instituição como bolsista ProUni 100%.

Emilly Souza, estudante do 4º período de Medicina do Unipê. Créditos: Unipê.

Hoje com 22 anos de idade, a futura médica comenta que seu primeiro contato com o livro de ciências na escola despertou a curiosidade em aprender mais sobre o corpo humano – daí surgiu o sonho de ser médica. A aluna é confiante e frisa que o contato com a academia só fez certificar que era ali o seu lugar.

“É uma sensação de realização muito forte, a primeira ida aos laboratórios de anatomia e histologia foi incrível, tudo que eu lia nos livros de ciência na infância eu pude ver de perto. Sinto que a universidade é uma fábrica de realização de sonhos, onde temos a oportunidade de explorar nossos interesses e nossas curiosidades, além de nos fazer crescer como pessoas e desenvolver habilidades cognitivas e práticas”, acrescenta.

Para Emilly, o Unipê fornece um processo de formação que vai além dos conhecimentos científicos e técnicos. “Através das experiências trocadas com os professores e vivenciadas nos projetos de extensão, obtemos conhecimentos e lições que vão além do conhecimento obtido nos livros, com uma visão mais ampla do que é a medicina e sua importância no mundo. Sem dúvidas esses aprendizados irão me acompanhar durante toda a vida e me farão ser uma profissional com uma visão mais ampla da medicina”, pontua.

Gabrielle Correia é um exemplo de vida transformada por meio da educação: desde criança quis ser médica veterinária; hoje, formada na primeira turma de Medicina Veterinária do Unipê em 2023, é colaboradora deste curso para ajudar na realização do sonho de tantas outras pessoas.

“O Unipê foi na minha vida um suporte para a profissional que sou hoje, sempre fui acolhida pelos professores e ouvida, participei de projetos de extensão, pesquisa, monitorias e de diversas atividades que me cabiam”, conta.

Mochilão: do Unipê para a vida!

Em 2024, seguimos ajudando a realizar o sonho do ensino superior de muitas pessoas. E, para isso, promoveremos neste segundo semestre a nossa tradicional Feira de Profissões, que agora se chama Mochilão.

O propósito da iniciativa é orientar os participantes na escolha da carreira que desejam seguir, abordando também as dinâmicas da vida universitária e a realidade do mundo do trabalho.

Reserve essa data: será em 1º de outubro, um dia inteiro de vivências dentro do campus do Centro Universitário de João Pessoa. E para saber mais, acompanhe as notícias omochilao.com.br.

Vivencie o Unipê

O Centro Universitário de João Pessoa segue se reinventando e inovando, mantendo seu compromisso com a comunidade e entorno, ultrapassando a barreira da sala de aula. Para mais informações sobre o Unipê, acesse unipe.edu.br.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.