Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Universidade faz ‘Sabadão do Imposto de Renda’ com serviços gratuitos

Atendimentos acontecerão na sede do NAF Unipê, das 8h às 12h e das 13h às 17h

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) realiza neste sábado (28) mais uma edição do projeto “Sabadão do Imposto de Renda”, que tem o intuito de oferecer informações sobre o IR aos contribuintes e auxiliá-los no preenchimento da Declaração, que deverá ser entregue até o dia 31 de maio à Receita Federal.

Os atendimentos acontecerão na sede do NAF Unipê, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e serão feitos por mais de 20 alunos do curso de Ciências Contábeis da Instituição, com a supervisão de docentes. O serviço é gratuito, porém é necessário que os contribuintes doem 3kg de alimentos não perecíveis, que serão direcionados às comunidades necessitadas do município.

Para o coordenador do projeto, além de auxiliar a população, a ação ajuda no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos. “Nossos alunos receberam treinamentos para a realização deste projeto e é uma oportunidade para que eles coloquem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula”, avalia.

Os interessados em participar da ação deverão estar munidos dos seguintes documentos: cópia da última declaração e recibo; comprovante de rendimentos recebidos de fontes pagadoras; recibos das despesas pagas (médicas, instrução); extratos das contas bancárias – conta corrente e aplicações; comprovantes das variações patrimoniais; comprovantes das doações realizadas (aquelas permitidas pela legislação); e gastos relacionados no Livro caixa, quando for o caso.

IR 2022

O contador diz que a importância de declarar o IR é a de cumprir com as exigências legais. “O contribuinte que deixar para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2022 depois do prazo permitido, que termina no dia 31 de maio, estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora”, enfatiza Paulo César.

Em caso de erros no procedimento, o prazo para retificar a declaração é de até 5 anos. Caso haja alguma pendência após esse prazo, o contribuinte deverá procurar a Receita Federal.

Uma das principais novidades para este ano são a possibilidade de baixar do portal e-Cac a declaração pré-preenchida em plataformas diversas (on-line, celulares, tablets e ainda para uso no programa gerador da declaração). Ela possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. “Uma outra novidade será o pagamento do imposto e o recebimento da restituição através do sistema PIX”, finaliza Paulo César.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.