“Estamos dando um grande passo para inserção da UFPB no processo de internacionalização acadêmica que muitas Universidades experimentam neste século XXI”. A avaliação é da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, após o Conselho Universitário aprovar, por unanimidade, a criação da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI-UFPB).
No ato de criação da Agência, os conselheiros da UFPB consideraram ser imprescindível o estabelecimento de medidas de incentivo ao desenvolvimento e consolidação de uma política de internacionalização em prol do avanço científico e social da comunidade universitária.
A Agência de Internacionalização foi criada como órgão suplementar da UFPB e vinculado ao gabinete da reitora. Terá como objetivo o auxílio no planejamento, coordenação, implementação, promoção e acompanhamento da política de internacionalização da UFPB, atuando direta e efetivamente na concretização das estratégias institucionais de cooperação acadêmica internacional da Universidade em matéria de ensino, pesquisa, inovação, cultura, extensão e gestão universitária.
Para a reitora Margareth Diniz, a Agência faz parte de um momento especial que a UFPB experimenta no campo das relações internacionais. Ela lembrou que o projeto de internacionalização está sendo desenvolvido de maneira integrada e sistêmica. Envolve, por exemplo, o edital promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) para contratação de 100 professores visitantes, a maioria estrangeiros. Também faz parte desse movimento a aprovação da UFPB no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltado para a internacionalização, o Capes/Print.
A Agência nasce com o objetivo de promover a cultura de cooperação acadêmica internacional e vai fomentar ações transversais de internacionalização em diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFPB. “É um instrumento significativo para inserirmos a UFPB entre o conjunto de grandes instituições de ensino em diversos territórios da Europa, Ásia, África e Américas”, completou a reitora. Entre outras ações, à ACI UFPB compete gerenciar os programas de mobilidade acadêmica internacional da UFPB. Deve ainda, auxiliar os docentes, discentes, servidores e gestores da UFPB na promoção de iniciativas de internacionalização do ensino.