Moeda: Clima: Marés:

Universidades públicas disponibilizam cursos gratuitos e on-line com certificados

Cursos são abertos para qualquer pessoa e não é necessário ser estudante das instituições

Fazer cursos gratuitos ampliam os conhecimentos e ajudam a valorizar o currículo. Na internet é possível encontrar diversas instituições bem conceituadas que oferecem cursos gratuitos e a distância. É possível, ainda, ter um certificado emitido por uma universidade pública de destaque sem, necessariamente, cursar uma graduação ou pós-graduação na instituição. A Universidade São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, disponibilizam vagas para diferentes cursos.

A USP oferece diversos cursos por meio da Plataforma Apolo da própria instituição. Ao acessar o site, basta procurar as formações gratuitas e conferir o período de oferta.  Para ter o direito ao certificado nos cursos gratuitos da USP, basta ter 75% de presença, medido apenas pelo acesso à página do curso e aprovação na avaliação final com nota mínima cinco de dez pontos possíveis.

Já a Unicamp disponibiliza 12 cursos que abrangem diferentes áreas como tecnologia, administração e música, passando por saúde e até beleza. As formações foram criadas por docentes da universidade e são oferecidas em parceria com a plataforma Coursera. Para ter acesso aos cursos, basta acessar o perfil da Unicamp na plataforma.

Além do cumprimento da carga horária mínima, os interessados em obter o certificado devem arcar com uma taxa, devido à verificação de identidade. Mas é possível solicitar auxílio financeiro ou uma bolsa de estudo caso o estudante não tenha condições de realizar o pagamento. “Se o auxílio financeiro ou bolsa de estudos estiver disponível para a seleção do seu programa de aprendizado, você encontrará um link para se inscrever na página de descrição [do curso]”, explica a plataforma.

Outra instituição é a Universidade Federal de Goiás, que está com inscrições abertas para uma qualificação profissional específica para profissionais da área de saúde com nível médio ou superior. São 30 mil vagas para todo o Brasil com certificação digital. A especialização tem como foco gestores municipais, estaduais e distritais de saúde; profissionais de saúde com nível médio ou superior, preferencialmente, aqueles que compõem as equipes da estratégia de saúde da família e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde; profissionais da tecnologia da informação; demais interessados no tema.

A qualificação é ofertada em parceria com a plataforma UNA-SUS do Governo Federal. A carga horária do curso é de 10 horas. No curso, os participantes terão acesso a conteúdos como Aplicação de Certificação Digital e Segurança da Informação do Paciente. A inscrição deve ser feita no endereço www.unasus.gov.br/cursos.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.