Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Usar fones de ouvido e cotonetes podem causar perda auditiva, alerta especialista

Mais de 1,5 bilhão de pessoas possuem algum grau de perda auditiva, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Perda auditiva
Maus hábitos podem causar perda auditiva (Foto: Reprodução/TV Correio)

Mais de 1,5 bilhão de pessoas possuem algum grau de perda auditiva, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só nas Américas são cerca de 217 milhões de afetados. As causas das deficiências na capacidade auditiva são várias, mas alguns hábitos podem colaborar com o desenvolvimento de problemas.

À TV Correio, a otorrinolaringologista Isabella Braz explicou que fones de ouvido e cotonotes são grandes vilões da saúde auditiva. De acordo com a especialista, usar fones por tempo prolongado ou com volumes muito altos podem causar problemas que levam à perda da audição.

“Quando somos expostos a ruídos, as células do caracol da audição funcionam no limite máximo. Se a gente insiste no contato com altos volumes, essas células acabam morrendo”, explica. “Os chamados headphones, que são aqueles externos, são menos prejudiciais, porque permitem o melhor controle da acústica e não causam infecções”, completa.

Ainda conforme a médica, também é necessário tomar cuidado com o uso de cotonetes. “Nós recomendamos apenas a limpeza externa. Ao introduzir o cotonete no ouvido, a pessoa empurra o cerume, formando uma espécie de ‘rolha’, que é uma das causas de perda auditiva. Além disso, o mau uso de cotonetes também pode ocasionar lacerações e otites externas”, diz.

Assista ao vídeo abaixo.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.