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Reclamações do Uber e 99 podem ser feitas por e-mail

O consumidor que se sentir prejudicado com a cobrança a mais das tarifas cobradas pelos aplicativos Uber e Pop 99 devem encaminhar sua reclamação para o e-mail [email protected] criado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) especificamente para receber os prints do histórico das corridas efetuadas em dezembro do ano passado e em eventos sociais de grande porte neste mês de janeiro. O envio do histórico vai subsidiar a ação civil que solicita o ressarcimento do valor pago a mais.

Segundo o secretário Helton Renê, o envio do histórico das corridas para o e-mail mostrará o valor majorado das tarifas no mês de dezembro quando comparados com o valor usual para o mesmo percurso. “As reclamações também já incluem outros momentos neste mês de janeiro, a exemplo do evento Fest Verão, cujo aumento na cobrança da corrida chegou a mais de 300%”, comentou.

Razoabilidade ferida

Para Helton Renê, a explicação da tarifa dinâmica das empresas Uber e a 99 Pop fere o princípio da razoabilidade. “A defesa das empresas se baseia na chamada ‘tarifa dinâmica’, quando a procura é maior que a oferta, entretanto, mesmo considerando isso legítimo, existe o limite da razoabilidade. Ninguém pode se aproveitar de uma situação de fragilidade do consumidor para ganhar de forma exacerbada, como foram esses aumentos”, explicou.

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