Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Vacinação contra Covid faz um ano e reduz em 90% o número de mortes na PB

Primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, que trabalhava no Hospital Clementino Fraga
Enfermeira foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 na Paraíba (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (19), se completa um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, que trabalhava no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.

Na época, a Paraíba registrava pouco mais de 177 mil casos e 3,9 mil mortes em decorrência do vírus. Atualmente, o estado contabiliza 469.004 casos e 9.620 mortes, segundo os números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (18).

Começo em meio à crise

O começo da vacinação coincidiu com um dos períodos mais críticos da pandemia no país. A Paraíba, inclusive, chegou a receber pacientes de Manaus (AM), onde o sistema de saúde estava em colapso. Eles foram encaminhados para hospitais de João Pessoa e Campina Grande.

Os primeiros grupos a serem vacinados foram os trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, idosos e pessoas com deficiência que vivem em institutos de longa permanência.

Vacinas reduziram mortes

Alguns meses depois, os efeitos da vacinação começaram a ser sentidos: houve diminuição nos números de casos, mortes e internações.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, afirmou que com a imunização, o número de mortes diminuiu 90%.

Atualmente, não se sabe com precisão o número de vacinados no estado porque, desde dezembro, o sistema do Ministério da Saúde que registra a quantidade de doses aplicadas está fora do ar. O problema ocorreu após um ataque virtual.

Na última atualização completa do sistema, feita em 9 de dezembro de 2021, a Paraíba tinha 5.924.712 doses aplicadas, sendo 3.092.431 e 2.490.146 de segunda dose, o que corresponde a 81,85% da população com idade a partir de 18 anos com pelo menos duas doses do imunizante.

Vacinação de crianças

Desde 15 de janeiro deste ano, a Paraíba deu início à vacinação em crianças de 5 a 11 anos. O Estado recebeu inicialmente 23.400 doses da Pfizer-Comirnaty Pediátrica. Nessa terça-feira (18), uma nova remessa com a mesma quantidade chegou ao estado e será distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta (19).

Palavras Chave

PandemiaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.